ads-geral-topo
Turismo

Cachoeiro terá novos roteiros com foco no agroturismo

Projetos foram abordados na Conferência Municipal de Turismo, realizada na última semana

Por Redação

2 mins de leitura

em 29 de maio de 2023, às 17h32

Foto: Patrícia Pim/PMCI

O município de Cachoeiro vai desenvolver quatro novos roteiros para incentivar o fortalecimento do agroturismo. Essa foi uma das deliberações da segunda Conferência Municipal de Turismo, realizada pela Prefeitura, na última semana, na Escola Família Agrícola, no distrito de Pacotuba.

Os projetos a serem elaborados vão trabalhar o turismo de aventura na região do Morro do Caramba; um roteiro jovem, com trilha na Floresta Nacional de Pacotuba e outros dois roteiros, em Burarama, envolvendo gastronomia, cultura e a Pedra do Relógio.

Outras metas aprovadas, no evento – que contou com cerca de 130 participantes, entre representantes do poder público, empreendedores rurais e moradores dos distritos -, foram a potencialização do turismo nos distritos, com apoio da Instância de Governança Regional Sul Capixaba dos Vales e Café e a oferta de capacitação para moradores e agricultores.

A conferência ainda debateu a importância do Turismo de Base Comunitária, que busca fortalecer o turismo rural a partir do empoderamento das comunidades e dos empreendedores, com resultados positivos para todos.

“Cachoeiro tem muito potencial para desenvolver a atividade turística no meio rural, por isso, essa edição da conferência foi, inteiramente, dedicada à construção de propostas coletivas para a exploração sustentável desse nicho. O evento foi muito produtivo e, certamente, gerará bons frutos”, avalia a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape