Calor e frio no mesmo dia: veja dicas de como economizar energia
No Dia Mundial da Energia, comemorado nesta segunda-feira, 29, pesquisa inédita mostra que o ES é o estado com maior impacto de temperaturas extremas do país

Sair de casa em um dia ensolarado com um casaco ou guarda-chuva na mochila faz parte da rotina do capixaba. Para que essa variação de tempo não se reflita no bolso da população, a distribuidora de energia do Espírito Santo (EDP), no dia em que se comemora o Dia Mundial da Energia, alerta para o aumento no consumo de energia elétrica e dá dicas de economia.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiConsiderando amostras dos últimos 40 anos, estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revela que o Espírito Santo quase triplicou (188%) as ocorrências de ondas de calor. O estado é o que mais sofre com o impacto das temperaturas extremas do país, considerando o aumento na variação térmica diária em calor e frio.
Quando as temperaturas estão elevadas, as geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e ventiladores são os mais utilizados. Nesse caso, a primeira dica é, sempre que possível, dar preferência ao ventilador, opção mais em conta para arejar um ambiente. Quando utilizado na velocidade média, os ventiladores consomem menos que um ar-condicionado, por exemplo. No entanto, se o calor for intenso, ligar o ar-condicionado pode ser mais vantajoso se estiver na temperatura de 23° graus e se o aparelho estiver programado para desligar automaticamente.
“Essa realidade reforça ainda mais a importância do uso racional da energia elétrica, e dos cuidados que a população deve ter para evitar desperdícios. É importante ficar alerta porque a mudança brusca de temperatura provoca hábitos diferentes e isso reflete no aumento do consumo de energia elétrica. O uso de equipamentos domésticos se torna mais intenso quando está muito quente, por exemplo, já que para escapar do desconforto térmico as pessoas ligam mais tempo ventiladores, ar-condicionado, bebem mais água gelada e lavam mais roupas”, afirma o gestor da EDP, Adilson Herzog.
Já nos dias frios, o cuidado redobrado deve ser com os banhos quentes e demorados. Em muitas residências o chuveiro elétrico é o campeão de consumo de energia, podendo representar cerca de 25% a 35% do total da casa. O ideal para não ter um aumento excessivo do consumo no inverno é controlar o tempo do banho entre cinco e oito minutos.
Para ambas as temperaturas, existem outras medidas simples que podem ser tomadas, como desligar da tomada os equipamentos de uso esporádico; optar por luz natural ambiente sempre que possível; não deixar a televisão ligada, assim como outros eletroeletrônicos; substituir lâmpadas fluorescentes por LED, que são mais eficientes, duradouras e econômicas.
Dicas da EDP para uso eficiente de energia
– Troque as lâmpadas antigas por LED, que duram mais e gastam menos energia. É possível começar a substituição pelos ambientes de maior utilização.
– Evite pintar as paredes internas da residência com cores escuras, pois elas exigem lâmpadas mais potentes.
– Durante o frio, o secador de cabelo é muito utilizado. Além de ser um equipamento que necessita de tomada dimensionada para seu alto consumo, é necessário ficar atento ao tempo de uso. Quanto menos tempo de utilização, melhor.
- Utilize a máquina de lavar e secar roupas na capacidade máxima, conforme indicado pelo fabricante, evitando o desperdício de energia elétrica e água.
- Passe a maior quantidade possível de roupas de uma só vez. Antes de ligar o ferro, separe as roupas por tipo de tecido – alguns exigem temperatura mais alta que outros. Comece com as roupas que precisam de temperatura mais baixa.
– O uso diário de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado é necessário, mas em dias com temperaturas amenas prefira ligar o ventilador. O aparelho de ar-condicionado consome mais energia. Se for usá-lo, coloque-o na temperatura de 23 graus e programe para que ele desligue automaticamente;
– Ventilador é a forma mais em conta para arejar um ambiente. Quando utilizados na velocidade média, consomem menos que um ar-condicionado. Mas cuidado, um número excessivo de aparelhos ligados pode elevar consideravelmente sua conta;
– Com o calor, hábitos do inverno devem ser deixados de lado. O chuveiro deve estar na posição “verão” ou, preferencialmente, desligado.
– Desligue da tomada os equipamentos que usa esporadicamente. Sempre que deixar um ambiente, desligue a luz e faça uso da luz natural, abrindo bem janelas e cortinas;
– A geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa. Antes de abrir a geladeira pense no que precisa, ou seja, diminua o tempo em que a porta ficará aberta.
– A geladeira deve ficar longe de locais quentes, como o fogão ou áreas que pegam sol. Não seque roupas atrás da geladeira e não guarde alimentos muito quentes. Faça sempre o degelo;
– Desligue o monitor do computador e programe a proteção de tela quando o equipamento não estiver sendo usado;
Sobre a EDP Brasil
Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726