ads-geral-topo
Geral

Calor e frio no mesmo dia: veja dicas de como economizar energia  

No Dia Mundial da Energia, comemorado nesta segunda-feira, 29, pesquisa inédita mostra que o ES é o estado com maior impacto de temperaturas extremas do país

Por Redação

5 mins de leitura

em 29 de maio de 2023, às 15h36

Foto: Divulgação

Sair de casa em um dia ensolarado com um casaco ou guarda-chuva na mochila faz parte da rotina do capixaba. Para que essa variação de tempo não se reflita no bolso da população, a distribuidora de energia do Espírito Santo (EDP), no dia em que se comemora o Dia Mundial da Energia, alerta para o aumento no consumo de energia elétrica e dá dicas de economia.  

Considerando amostras dos últimos 40 anos, estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revela que o Espírito Santo quase triplicou (188%) as ocorrências de ondas de calor. O estado é o que mais sofre com o impacto das temperaturas extremas do país, considerando o aumento na variação térmica diária em calor e frio.

Quando as temperaturas estão elevadas, as geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e ventiladores são os mais utilizados. Nesse caso, a primeira dica é, sempre que possível, dar preferência ao ventilador, opção mais em conta para arejar um ambiente. Quando utilizado na velocidade média, os ventiladores consomem menos que um ar-condicionado, por exemplo. No entanto, se o calor for intenso, ligar o ar-condicionado pode ser mais vantajoso se estiver na temperatura de 23° graus e se o aparelho estiver programado para desligar automaticamente.  

“Essa realidade reforça ainda mais a importância do uso racional da energia elétrica, e dos cuidados que a população deve ter para evitar desperdícios. É importante ficar alerta porque a mudança brusca de temperatura provoca hábitos diferentes e isso reflete no aumento do consumo de energia elétrica. O uso de equipamentos domésticos se torna mais intenso quando está muito quente, por exemplo, já que para escapar do desconforto térmico as pessoas ligam mais tempo ventiladores, ar-condicionado, bebem mais água gelada e lavam mais roupas”, afirma o gestor da EDP, Adilson Herzog. 

Já nos dias frios, o cuidado redobrado deve ser com os banhos quentes e demorados. Em muitas residências o chuveiro elétrico é o campeão de consumo de energia, podendo representar cerca de 25% a 35% do total da casa. O ideal para não ter um aumento excessivo do consumo no inverno é controlar o tempo do banho entre cinco e oito minutos. 

Para ambas as temperaturas, existem outras medidas simples que podem ser tomadas, como desligar da tomada os equipamentos de uso esporádico; optar por luz natural ambiente sempre que possível; não deixar a televisão ligada, assim como outros eletroeletrônicos; substituir lâmpadas fluorescentes por LED, que são mais eficientes, duradouras e econômicas.  

Dicas da EDP para uso eficiente de energia 

– Troque as lâmpadas antigas por LED, que duram mais e gastam menos energia. É possível começar a substituição pelos ambientes de maior utilização. 

– Evite pintar as paredes internas da residência com cores escuras, pois elas exigem lâmpadas mais potentes. 

– Durante o frio, o secador de cabelo é muito utilizado. Além de ser um equipamento que necessita de tomada dimensionada para seu alto consumo, é necessário ficar atento ao tempo de uso. Quanto menos tempo de utilização, melhor.  

 - Utilize a máquina de lavar e secar roupas na capacidade máxima, conforme indicado pelo fabricante, evitando o desperdício de energia elétrica e água. 

 - Passe a maior quantidade possível de roupas de uma só vez. Antes de ligar o ferro, separe as roupas por tipo de tecido – alguns exigem temperatura mais alta que outros. Comece com as roupas que precisam de temperatura mais baixa. 

– O uso diário de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado é necessário, mas em dias com temperaturas amenas prefira ligar o ventilador. O aparelho de ar-condicionado consome mais energia. Se for usá-lo, coloque-o na temperatura de 23 graus e programe para que ele desligue automaticamente; 

– Ventilador é a forma mais em conta para arejar um ambiente. Quando utilizados na velocidade média, consomem menos que um ar-condicionado. Mas cuidado, um número excessivo de aparelhos ligados pode elevar consideravelmente sua conta;  

– Com o calor, hábitos do inverno devem ser deixados de lado. O chuveiro deve estar na posição “verão” ou, preferencialmente, desligado.  

– Desligue da tomada os equipamentos que usa esporadicamente. Sempre que deixar um ambiente, desligue a luz e faça uso da luz natural, abrindo bem janelas e cortinas; 

– A geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa. Antes de abrir a geladeira pense no que precisa, ou seja, diminua o tempo em que a porta ficará aberta.  

– A geladeira deve ficar longe de locais quentes, como o fogão ou áreas que pegam sol. Não seque roupas atrás da geladeira e não guarde alimentos muito quentes. Faça sempre o degelo; 

– Desligue o monitor do computador e programe a proteção de tela quando o equipamento não estiver sendo usado; 

Sobre a EDP Brasil 

Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape