Caminhada pode ajudar no tratamento da fibromialgia
Moradores de Cachoeiro de Itapemirim contam com o serviço gratuito de Caminhada Orientada, diariamente, pela manhã, na Beira-Rio
A fibromialgia é uma doença crônica que afeta cerca de 3% da população mundial e é a principal causa de dores crônicas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor. A enfermidade se caracteriza por dores generalizadas, fadiga, distúrbios do sono e outros sintomas que podem prejudicar significativamente a qualidade de vida. Porém, hábitos saudáveis, como fazer atividades físicas regularmente, podem ajudar no controle dos sintomas da condição.
É o que constatou na prática a aposentada Tânia Fernandes Rodrigues, de 57 anos. Ela sofre com as dores diariamente e viu no projeto Caminhada Orientada, da Unimed Sul Capixaba, uma forma de amenizar os incômodos oriundos da doença.
“Antes da caminhada, eu não conseguia dormir direito e tinha muita dor nas pernas. Mas depois que comecei a fazer os exercícios orientados, vi uma melhora muito grande. Eu consigo caminhar por mais tempo sem sentir dores e também durmo melhor à noite”, relata Tânia.
A reumatologista da Unimed Sul Capixaba Wildner Mardegan Sardenberg destaca que a fibromialgia é uma doença complexa e confirma que a prática de atividades físicas faz parte do seu tratamento. “A atividade física promove a liberação de neurotransmissores, entre eles a serotonina, que ajuda a aliviar a dor, os sintomas depressivos e melhora o sono, produz também hormônios que auxiliam na fadiga e contribuem para melhora dos outros sintomas. Os exercícios aeróbicos, como a caminhada, são os que foram mais estudados e provaram seus benefícios como parte do tratamento da fibromialgia. Mas é de extrema importância que as pessoas que apresentem sintomas busquem orientação médica antes de iniciar qualquer atividade, pois a prescrição da atividade física deve levar em conta as peculiaridades de cada paciente”, explica a médica.
A fibromialgia é mais comum entre as mulheres: 90% dos casos diagnosticados são delas. As idades em que são registrados mais casos é entre 25 e 50 anos e o diagnóstico é complexo, por isso, deve ser avaliado e acompanhado pelo especialista.
“É importante lembrar que a doença ainda é pouco conhecida pela população em geral. Por isso, é fundamental que se promova a conscientização sobre os sintomas e o tratamento da enfermidade, para que os pacientes possam ter uma melhor qualidade de vida e acessar os recursos necessários para o seu cuidado”, reforça Wildner.
Além de esportes, os médicos podem receitar remédios para alívio das dores, antidepressivos, acompanhamento psicológico e emocional ou até acupuntura.
O projeto Caminhada Orientada da Unimed Sul Capixaba é uma iniciativa que oferece orientações e acompanhamento profissional para a prática de atividades físicas, visando melhorar a qualidade de vida dos participantes. Ele é ofertado a toda a sociedade, não somente clientes da operadora, e acontece de segunda a quinta-feira, das 6h às 8h da manhã, na avenida Beira-Rio, em Cachoeiro de Itapemirim, em frente ao Teatro Rubem Braga. Os participantes são divididos em turmas que partem para a caminhada a cada 15 minutos, realizando alongamento prévio. As inscrições são gratuitas no local, com a equipe de coordenação.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui