Circuito oferece oficina, palestra e exposição gratuitas em Alegre
A mostra Itinerante de artes visuais é um desdobramento da websérie CORPO-RIO e explora dança e performance ao longo do Rio Itapemirim.

Dança e natureza se entrelaçam na mostra itinerante Circuito Corpo-Rio que chega a Alegre nesta sexta-feira (2), com exposição, palestra, exibição audiovisual, debate e oficina. O projeto propõe uma experiência estética a partir do Rio Itapemirim e é um desdobramento da websérie Corpo-Rio, produzida em 2021 pelo Grupo Atuação, agrupamento de artistas sediado em Cachoeiro de Itapemirim.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA programação do Circuito se inicia na Biblioteca Municipal, a partir das 15h, nesta sexta (2), com a palestra “Performance e comunicação: dispositivos potencializadores para a arte e cultura Afrocapixaba” com a artista e pesquisadora Sara Passabon. Em seguida, às 17h, haverá exibição e debate da websérie. Por fim, às 19h, acontece a cerimônia de abertura da exposição.
Na exposição, o público poderá ver fotos, ilustrações, adereços e projeções da obra, em que três performers – Gabriela Prado, Leonardo Dariva e Weber Cooper – dançam o percurso do Rio Itapemirim por quatro cidades diferentes: Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes. A exposição fica até o dia 14 de junho, na Biblioteca Municipal, e tem entrada gratuita.
Entre junho e julho, o circuito Corpo-Rio ainda passará pelas 4 cidades onde foram filmados os episódios. Segundo Weber Cooper, diretor e realizador, “a mostra almeja mover olhares para a presença do Rio Itapemirim no Espírito Santo. Promover o encontro entre pessoas diversas e difundir possibilidades de (re)conexão com a natureza são os princípios geradores da mostra. Ao retornar às cidades onde filmamos a websérie em 2021 queremos ampliar a pesquisa artística e ambiental junto às cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim propondo um espaço-tempo de fruição e experiências em Arte e Ecologia.”.
Oficina com inscrições abertas
No sábado (3), às 9h, acontece a oficina de eco performance “Dançando com o Rio Itapemirim”, na Casa de Cultura, no centro de Alegre.
A oficina será ministrada pelo professor Weber Cooper. A proposta é, juntamente com os participantes, elaborar uma resposta para a pergunta “Como podemos dançar com o Rio Itapemirim? ”. “Na oficina serão compartilhados exercícios vivenciados no processo de criação da web série que envolvem consciência e composição em Performance. Com enfoque na dança, será investigado o mover a partir dos quatro elementos (ar, terra, fogo e água) e em relação com os ambientes. Em cada cidade a oficina resultará em uma ação junto a cursos de água que compõem a bacia hidrográfica do Rio Itapemirim”, explicou Weber.
As vagas para a oficina são gratuitas e a inscrição pode ser feita no site https://corporio.my.canva.site/
Circuito Corpo-Rio é uma realização do ATUAÇÃO e conta com apoio do Funcultura, através de recurso recebido, e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo. O projeto foi aprovado no Edital 017/2021 – Setorial de Artes Visuais da Secult/ES.
Serviço
Alegre
Terça-feira (2)
Biblioteca Municipal (R. Waldemar Costa Navega, 198)
15h: Palestra – Performance e comunicação: dispositivos potencializadores para a arte e cultura Afrocapixaba com Sara Passabon (ES)
17h: Exibição com debate da websérie Corpo-Rio
19h: Vernissage
Quarta-feira (3)
Casa da Cultura (Av. Oscar de Almeida Gama, 174, Centro)
De 9h às 13h: Oficina de Ecoperformace – Dançando com o rio Itapemirim com Weber Cooper (ES)
De 3 a 14 de junho
Biblioteca Municipal (R. Waldemar Costa Navega, 198)
De 8h às 17h: Exposição e mediação