Dança e natureza se entrelaçam na mostra itinerante Circuito Corpo-Rio que chega a Alegre nesta sexta-feira (2), com exposição, palestra, exibição audiovisual, debate e oficina. O projeto propõe uma experiência estética a partir do Rio Itapemirim e é um desdobramento da websérie Corpo-Rio, produzida em 2021 pelo Grupo Atuação, agrupamento de artistas sediado em Cachoeiro de Itapemirim.
A programação do Circuito se inicia na Biblioteca Municipal, a partir das 15h, nesta sexta (2), com a palestra “Performance e comunicação: dispositivos potencializadores para a arte e cultura Afrocapixaba” com a artista e pesquisadora Sara Passabon. Em seguida, às 17h, haverá exibição e debate da websérie. Por fim, às 19h, acontece a cerimônia de abertura da exposição.
Na exposição, o público poderá ver fotos, ilustrações, adereços e projeções da obra, em que três performers – Gabriela Prado, Leonardo Dariva e Weber Cooper – dançam o percurso do Rio Itapemirim por quatro cidades diferentes: Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes. A exposição fica até o dia 14 de junho, na Biblioteca Municipal, e tem entrada gratuita.
Entre junho e julho, o circuito Corpo-Rio ainda passará pelas 4 cidades onde foram filmados os episódios. Segundo Weber Cooper, diretor e realizador, “a mostra almeja mover olhares para a presença do Rio Itapemirim no Espírito Santo. Promover o encontro entre pessoas diversas e difundir possibilidades de (re)conexão com a natureza são os princípios geradores da mostra. Ao retornar às cidades onde filmamos a websérie em 2021 queremos ampliar a pesquisa artística e ambiental junto às cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim propondo um espaço-tempo de fruição e experiências em Arte e Ecologia.”.
Oficina com inscrições abertas
No sábado (3), às 9h, acontece a oficina de eco performance “Dançando com o Rio Itapemirim”, na Casa de Cultura, no centro de Alegre.
A oficina será ministrada pelo professor Weber Cooper. A proposta é, juntamente com os participantes, elaborar uma resposta para a pergunta “Como podemos dançar com o Rio Itapemirim? ”. “Na oficina serão compartilhados exercícios vivenciados no processo de criação da web série que envolvem consciência e composição em Performance. Com enfoque na dança, será investigado o mover a partir dos quatro elementos (ar, terra, fogo e água) e em relação com os ambientes. Em cada cidade a oficina resultará em uma ação junto a cursos de água que compõem a bacia hidrográfica do Rio Itapemirim”, explicou Weber.
As vagas para a oficina são gratuitas e a inscrição pode ser feita no site https://corporio.my.canva.site/
Circuito Corpo-Rio é uma realização do ATUAÇÃO e conta com apoio do Funcultura, através de recurso recebido, e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo. O projeto foi aprovado no Edital 017/2021 – Setorial de Artes Visuais da Secult/ES.
Serviço
Alegre
Terça-feira (2)
Biblioteca Municipal (R. Waldemar Costa Navega, 198)
15h: Palestra – Performance e comunicação: dispositivos potencializadores para a arte e cultura Afrocapixaba com Sara Passabon (ES)
17h: Exibição com debate da websérie Corpo-Rio
19h: Vernissage
Quarta-feira (3)
Casa da Cultura (Av. Oscar de Almeida Gama, 174, Centro)
De 9h às 13h: Oficina de Ecoperformace – Dançando com o rio Itapemirim com Weber Cooper (ES)
De 3 a 14 de junho
Biblioteca Municipal (R. Waldemar Costa Navega, 198)
De 8h às 17h: Exposição e mediação
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.