ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Conheça a meningite e entenda porque é importante vacinar crianças e adolescentes

Hoje a rede SUS disponibiliza a vacina meningococica C que é a forma mais prevalente da doença no Brasil

Por Redação

3 mins de leitura

em 24 de maio de 2023, às 13h51

Foto: reprodução

A meningite é uma doença grave e pode deixar sequelas. Caracterizada por uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal que pode ser causada especialmente por bactérias e vírus.

A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de contato próximo e prolongado com alguém infectado, por meio de objetos contaminados, como talheres, copos e outros utensílios compartilhados. “As sequelas causadas pela Meningite incluem paralisia, perda parcial ou completa da audição, danos neurológicos permanentes, convulsões, dificuldade de aprendizado e problemas de memória”, alerta Rômulo Felix, médico pediatra, especialista no tratamento da dor em crianças.

Segundo o médico, os principais sintomas da meningite incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço, vômitos, fotofobia (sensibilidade à luz), confusão mental e convulsões. Em crianças pequenas os sintomas podem incluir irritabilidade, choro agudo, recusa alimentar e sonolência excessiva.

Ainda de acordo com especialista, a principal forma de prevenção é a vacinação, que inclui também a vacinação da faixa etária do adolescente. A imunização previne cerca de 90% das formas mais graves da doença.
Conforme os dados divulgados pelo DATASUS, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), na última década (2013 a 2022) foram diagnosticados 145.851 casos de meningite, sendo que 57%, ou seja, cerca de 82 mil, acometeram crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos. Aproximadamente 23 mil casos ocorreram entre crianças menos de 1 ano, período da vida em que se aplicam as vacinas que conferem imunidade às principais bactérias causadoras da doença.

No Brasil, a meningite meningocócica é a forma mais comum da doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria é transmitida de pessoa para pessoa por meio de contato próximo e prolongado, como beijos, tosse e espirros, e pode causar sérias complicações, incluindo meningite fulminante e sepse, que podem levar à morte.


São de extrema importância manter o calendário vacinal da criança atualizado, assim como o acompanhamento com o pediatra. Vale ainda destacar que, com a proximidade do inverno, as pessoas tendem a se aglomerarem em espaços fechados, o que favorece a transmissão dessa e de outras doenças virais.

Hoje temos disponíveis da rede SUS a vacina da meningococica C, a forma mais prevalente no Brasil e na rede particular as vacinas meningococica ACWY e meningococica B, sendo essa última o segundo subtipo mais prevalente no Brasil.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape