ads-geral-topo
Conexão Safra

Conheça as bactérias que fazem muito bem ao tomateiro

A Bacillus subtilis e a Bacillus licheniformis, diferentemente do que se imagina, são bactérias que beneficiam aos tomateiros. Confira!

Por Redação

2 mins de leitura

em 24 de maio de 2023, às 10h42

Foto: pixabay

Cientistas da Embrapa Meio Ambiente, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Chr.Hansen Indústria e Comércio Ltda. mostraram que os benefícios das bactérias Bacillus subtilis e Bacillus licheniformis, amplamente utilizadas para combater nematoides, vão além do controle dessas pragas e têm impactos importantes também no crescimento do tomateiro. Avaliadas em conjunto ou separadas, elas comprovaram ser capazes de aumentar as massas frescas e secas da parte aérea e do sistema radicular, além do volume e do comprimento das raízes dos tomateiros. Essas bactérias fazem parte da formulação do bionematicida Quartzo, produzido pela Chr.Hansen e comercializado pela FMC Química do Brasil Ltda.

A pesquisa deu origem ao artigo “Bacillus subtilis and Bacillus licheniformis promote tomato growth”. Um dos principais resultados apontou que as cepas utilizadas foram capazes de produzir um hormônio denominado ácido indol-acético após 48 horas em cultivo in vitro. Entre os benefícios, destacam-se o alongamento da raiz e o crescimento da parte aérea. Embora esteja mais relacionado ao crescimento, o hormônio confere também tolerância ao estresse hídrico, salino e térmico.

CLIQUE AQUI E LEIA A REPORTAGEM COMPLETA

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape