Dia mundial da Hipertensão: Vila Velha faz mais de 80 mil atendimentos por ano
A hipertensão altera a pressão do sangue nas artérias, o que pode levar a problemas de saúde graves, como doenças cardiovasculares, derrames e insuficiência renal

No Dia Mundial da Hipertensão, 17 de maio, um grupo de aproximadamente 25 hipertensos se reúne na Unidade de Saúde de Jardim Marilândia, como acontece toda quarta-feira. A rotina de cuidado é uma realidade em todas as Unidades de Saúde de Vila Velha.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA cada encontro, os munícipes são atendidos pelas equipes, formadas por médicos, enfermeiros e técnicos, para aferição de pressão, avaliação de estado geral e pedidos de exames para controle da doença. No Hiperdia de Jardim Marilândia, os usuários recebem ainda orientações do nutricionista, renovam as receitas e são encaminhados para especialidades e farmácia do município.
O programa tem o objetivo de aumentar a conscientização e promover a prevenção e controle da hipertensão arterial. Também conhecida como pressão alta, a condição altera a pressão do sangue nas artérias, o que pode levar a problemas de saúde graves, como doenças cardiovasculares, derrames e insuficiência renal.
Aliado aos bons hábitos alimentares e a prática de exercício físico, a prevenção e acompanhamento médico são fundamentais para controle de hipertensão e diabetes. Em Vila Velha, todas as Unidades de Saúde oferecem o programa Hiperdia, que identifica, orienta e acompanha portadores das doenças, em todas as regiões administrativas.
No Dia Mundial de Combate à Hipertensão, a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, comemora a ampliação da rede de atenção Hiperdia e calcula mais de 80 mil atendimentos até o final do ano. “Em Vila Velha, todos os pacientes com hipertensão diagnosticados nas Unidades de Saúde do município são incluídos no programa. As equipes são formadas por enfermeiros, médicos e técnicos que acompanham rotineiramente os pacientes, os conhecem pelo nome, acompanham e orientam no controle da comorbidade”, declara.
Controle da doença evita mortes
Cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos, de acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e o aumento da incidência da doença na população mais jovem vem preocupando as autoridades.
Cátia Lisboa reforça a importância de prevenir a doença, que oferece risco à vida quando não recebe tratamento adequado. “A identificação e o tratamento precoces reduzem a mortalidade por causas cardiovasculares. A hipertensão, por exemplo, pode estar relacionada a 80% dos casos de AVC e 60% dos casos de infarto, dessa forma, podemos dizer que os grupos de Hiperdia estão salvando vidas em Vila Velha”.