ads-geral-topo
Grande Vitória

​Dia mundial da Hipertensão: Vila Velha faz mais de 80 mil atendimentos por ano

A hipertensão altera a pressão do sangue nas artérias, o que pode levar a problemas de saúde graves, como doenças cardiovasculares, derrames e insuficiência renal

Por Redação

3 mins de leitura

em 17 de maio de 2023, às 13h33

Foto: Divulgação

No Dia Mundial da Hipertensão, 17 de maio, um grupo de aproximadamente 25 hipertensos se reúne na Unidade de Saúde de Jardim Marilândia, como acontece toda quarta-feira. A rotina de cuidado é uma realidade em todas as Unidades de Saúde de Vila Velha.

A cada encontro, os munícipes são atendidos pelas equipes, formadas por médicos, enfermeiros e técnicos, para aferição de pressão, avaliação de estado geral e pedidos de exames para controle da doença. No Hiperdia de Jardim Marilândia, os usuários recebem ainda orientações do nutricionista, renovam as receitas e são encaminhados para especialidades e farmácia do município.

O programa tem o objetivo de aumentar a conscientização e promover a prevenção e controle da hipertensão arterial. Também conhecida como pressão alta, a condição altera a pressão do sangue nas artérias, o que pode levar a problemas de saúde graves, como doenças cardiovasculares, derrames e insuficiência renal.

Aliado aos bons hábitos alimentares e a prática de exercício físico, a prevenção e acompanhamento médico são fundamentais para controle de hipertensão e diabetes. Em Vila Velha, todas as Unidades de Saúde oferecem o programa Hiperdia, que identifica, orienta e acompanha portadores das doenças, em todas as regiões administrativas.

No Dia Mundial de Combate à Hipertensão, a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, comemora a ampliação da rede de atenção Hiperdia e calcula mais de 80 mil atendimentos até o final do ano. “Em Vila Velha, todos os pacientes com hipertensão diagnosticados nas Unidades de Saúde do município são incluídos no programa. As equipes são formadas por enfermeiros, médicos e técnicos que acompanham rotineiramente os pacientes, os conhecem pelo nome, acompanham e orientam no controle da comorbidade”, declara.

 
Controle da doença evita mortes

Cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos, de acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e o aumento da incidência da doença na população mais jovem vem preocupando as autoridades.

Cátia Lisboa reforça a importância de prevenir a doença, que oferece risco à vida quando não recebe tratamento adequado. “A identificação e o tratamento precoces reduzem a mortalidade por causas cardiovasculares. A hipertensão, por exemplo, pode estar relacionada a 80% dos casos de AVC e 60% dos casos de infarto, dessa forma, podemos dizer que os grupos de Hiperdia estão salvando vidas em Vila Velha”.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

Assuntos:

Vila Velha
ads-geral-rodape