Educação: petição propõe visão renovada do reforço escolar
A população pode se engajar nessa campanha assinando a petição no site www.salveaeducacao.org.

Com o fechamento das escolas e a interrupção das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, muitos estudantes brasileiros perderam grande parte do conteúdo escolar nos últimos dois anos. Isso comprometeu o desempenho dos alunos no ano passado e deverá continuar a ter efeitos negativos nos anos vindouros. Diante desse desafio gigantesco para a educação, o empreendedor social e jornalista Joaquim Neiva lançou a “Petição pelo Apoio e Valorização Oficial do Reforço Escolar no Brasil”, que qualquer pessoa pode assinar no site www.salveaeducacao.org.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO reforço escolar “já está validado historicamente tanto pelo povo quanto pelos especialistas em educação”, diz ele, “é a solução mais ágil, eficiente e viável para a recuperação pós-pandemia”, acrescenta, “é impressionante que as autoridades não enxerguem isso”, conclui.
A solução apontada por Neiva não é o reforço escolar oferecido para alguns poucos alunos dentro das escolas regulares, com as limitações dos orçamentos, dos horários escolares e do número oficial de professores, a maioria já sobrecarregada. Ele fala em despertar a disposição empreendedora dos professores para que abram suas próprias escolas de reforço escolar.
Ele afirma que será preciso capacitá-los para a tarefa, pois, “ao contrário dos futuros médicos e advogados, que são incentivados pelas suas faculdades a abrirem seus próprios consultórios e escritórios, os futuros professores são orientados apenas a disputarem vagas na rede pública e/ou privada de ensino”.
Joaquim Neiva garante que o fomento ao reforço escolar não governamental vai gerar emprego e renda para os professores, estudantes de graduação e demais educadores que se disponham a dar aulas particulares como opção de carreira ou para complementação de renda, ou mesmo para o trabalho voluntário nas comunidades.
Para isso é fundamental que a população se engaje nessa campanha assinando a petição no site www.salveaeducacao.org.
“Juntos podemos pressionar as autoridades para a implementação de uma política nacional de fomento e disseminação das escolas de reforço escolar não governamentais e de valorização das já existentes. Não podemos deixar que a educação brasileira siga desmoronando”.
Se você se concorda, assine agora a petição no site www.salveaeducacao.org.