ads-geral-topo
Geral

Educação: petição propõe visão renovada do reforço escolar

A população pode se engajar nessa campanha assinando a petição no site www.salveaeducacao.org.

Por Redação

2 mins de leitura

em 12 de maio de 2023, às 12h39

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Com o fechamento das escolas e a interrupção das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, muitos estudantes brasileiros perderam grande parte do conteúdo escolar nos últimos dois anos. Isso comprometeu o desempenho dos alunos no ano passado e deverá continuar a ter efeitos negativos nos anos vindouros. Diante desse desafio gigantesco para a educação, o empreendedor social e jornalista Joaquim Neiva lançou a “Petição pelo Apoio e Valorização Oficial do Reforço Escolar no Brasil”, que qualquer pessoa pode assinar no site www.salveaeducacao.org.

O reforço escolar “já está validado historicamente tanto pelo povo quanto pelos especialistas em educação”, diz ele, “é a solução mais ágil, eficiente e viável para a recuperação pós-pandemia”, acrescenta, “é impressionante que as autoridades não enxerguem isso”, conclui.

A solução apontada por Neiva não é o reforço escolar oferecido para alguns poucos alunos dentro das escolas regulares, com as limitações dos orçamentos, dos horários escolares e do número oficial de professores, a maioria já sobrecarregada. Ele fala em despertar a disposição empreendedora dos professores para que abram suas próprias escolas de reforço escolar.

Ele afirma que será preciso capacitá-los para a tarefa, pois, “ao contrário dos futuros médicos e advogados, que são incentivados pelas suas faculdades a abrirem seus próprios consultórios e escritórios, os futuros professores são orientados apenas a disputarem vagas na rede pública e/ou privada de ensino”.

Joaquim Neiva garante que o fomento ao reforço escolar não governamental vai gerar emprego e renda para os professores, estudantes de graduação e demais educadores que se disponham a dar aulas particulares como opção de carreira ou para complementação de renda, ou mesmo para o trabalho voluntário nas comunidades.

Para isso é fundamental que a população se engaje nessa campanha assinando a petição no site www.salveaeducacao.org.

“Juntos podemos pressionar as autoridades para a implementação de uma política nacional de fomento e disseminação das escolas de reforço escolar não governamentais e de valorização das já existentes. Não podemos deixar que a educação brasileira siga desmoronando”.

Se você se concorda, assine agora a petição no site www.salveaeducacao.org.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape