ads-geral-topo

Vila Velha

Festival Parque Aberto terá oficina de máscaras de congo, yoga e muita música

Além das atrações culturais, o passeio no parque é uma oportunidade para conhecer também as 21 esculturas monumentais de artistas capixabas e de outros estados, que estão instaladas no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha.

Por Redação

4 mins de leitura

em 23 de maio de 2023, às 08h20

Entre as atrações musicais, está o Grupo América 4, formado por artistas de diferentes países da América Latina. Foto: Divulgação

Neste domingo (28), o Parque Cultural Casa do Governador estará movimentado com a intensa programação do Festival Parque Aberto. Durante toda a manhã, acontece uma oficina de confecção de máscaras do João Bananeira, personagem tradicional do congo de Cariacica. A música fica por conta do Grupo América 4 e do cantor e compositor Lula D’Vitória. A programação inclui ainda prática de yoga, com o instrutor Neander.

Além das atrações culturais, o passeio no parque é uma oportunidade para conhecer também as 21 esculturas monumentais de artistas capixabas e de outros estados, que estão instaladas no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha. Tudo isso com entrada gratuita, a partir das 9 horas.

Ao todo, serão disponibilizados 700 ingressos nesta terça-feira (23), a partir do meio-dia, neste link. É preciso criar uma conta na plataforma Sympla, para retirar os ingressos (limite de duas unidades por CPF).

Uma novidade nesta edição do Festival Parque Aberto é a oficina com o mestre Valdeci, que vai ensinar o público a fazer máscaras do João Bananeira, trabalhando com formas de barro e utilizando materiais como papel jornal, cola, sacola plástica e tintas.

“Congo do Encantado: Oficinas de máscaras e indumentária do João Bananeira”, realizada pelo projeto VozesViolaseViolões, vai acontecer das 9h às 12h e será aberta ao público presente. Serão oferecidas 20 vagas (preenchidas por ordem de chegada), e os interessados em participar poderão se inscrever no dia do evento, na própria área da oficina.

Serão oferecidas 20 vagas, e os interessados em participar poderão se inscrever no dia do evento, no próprio local da oficina. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

A programação do festival conta ainda com prática de yoga com o instrutor Neander. A atividade será realizada com os participantes que se inscreveram para a edição do dia 30 de abril, que foi adiada devido à chuva. As pessoas que se candidataram na ocasião estão com suas inscrições validadas (confira aqui a lista dos selecionados).

Entre as atrações musicais, está o Grupo América 4, formado por artistas de diferentes países da América Latina. Com mais de três décadas de estrada, o grupo apresenta ritmos e melodias que fazem uma síntese entre os sons da música andina e do folclore brasileiro.

Na sequência, celebrando 40 anos de carreira, o cantor e compositor Lula D’Vitória se apresenta no parque. Com um repertório que une canções próprias e de outros autores capixabas, ele será acompanhado por um time de músicos virtuosos: Léo Carvalho, no violão; Carlão Ferruth, no contrabaixo; e Beto Fachetti, na percussão. O show conta ainda com participação especial de Clevinho Nunes, do grupo Beco 48.

O parque

Inaugurado em 2022, em Vila Velha (ES), o Parque Cultural Casa do Governador é uma das mais novas iniciativas culturais do País que propõem um diálogo entre a arte contemporânea e a natureza. Os três eixos temáticos do projeto – Ambiental, Histórico e Artístico – são explorados nos 93 mil metros quadrados de área disponíveis para a visitação. No eixo Artístico, os visitantes podem conhecer as 21 obras de arte, sendo 10 temporárias e 11 permanentes, selecionadas pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio de um edital que foi lançado em 2021, com investimento de R$ 1,3 milhão.

A visitação é gratuita e, durante a semana, acontece às terças e quintas, das 8h às 17h, mediante agendamento pelo telefone (27) 3636-1032.

Serviço: Festival Parque Aberto

Quando: 28/05 (domingo)

Horário: das 9h às 13h

Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.

Entrada gratuita

Os ingressos poderão ser retirados neste link, a partir do meio-dia desta terça-feira (23).

Regras do Parque

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

  • Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
  • É proibido fumar no local;
  • É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
  • Não é permitido usar área da praia;
  • A entrada no parque será permitida até o meio-dia;
  • A permanência no parque será até as 13h (encerramento do evento);

O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.

O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape