ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Glaucoma: milhões de brasileiros vivem sem diagnóstico

Se não tratada em estágios iniciais, a doença pode causar cegueira.

Por Redação

2 mins de leitura

em 29 de maio de 2023, às 12h57

Foto: Digulgação

Um estudo, chamado “Um olhar para o glaucoma no Brasil”,  realizado pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, constatou que 41% das pessoas entrevistadas não sabe o que é a doença; 53% desconhecem que o glaucoma possui a maior probabilidade de um quadro de cegueira irreversível; 47% não fazem ideia que a condição pode ser hereditária; e 90% não sabem que a população negra faz parte do grupo de risco.

“Esta é uma doença ocular crônica que afeta o nervo óptico e pode levar à perda progressiva da visão. Ela é caracterizada por danos no nervo óptico, causados principalmente pela pressão intraocular elevada. No entanto, em alguns casos, mesmo pessoas com pressão ocular normal podem desenvolver a doença”, explica o oftalmologista e presidente da Unimed Sul Capixaba Fernando Lemgruber.

Segundo ele, a ausência de sintomas nos estágios iniciais faz com que muitas pessoas ignorem o problema, o que resulta em diagnósticos tardios e consequências irreversíveis.

“Por isso é tão importante realizar exames oftalmológicos regulares, especialmente para pessoas com fatores de risco, como pressão intraocular elevada, histórico familiar de glaucoma, idade avançada, raça negra, miopia e espessura da córnea delgada”, recomenda.

Os dados da pesquisa mostram que cerca de 2% da população brasileira, o equivalente a aproximadamente 4 milhões de pessoas, sofrem com essa condição ocular crônica, entretanto, apenas metade desses indivíduos tem conhecimento da doença e está em tratamento adequado.

Médico
Foto: Divulgação

Segundo o especialista, o diagnóstico do glaucoma geralmente envolve a medição da pressão intraocular, a avaliação da aparência do nervo óptico e a realização de testes de campo visual para avaliar a extensão da perda de visão. O tratamento pode incluir o uso de colírios para reduzir a pressão intraocular, medicamentos orais, terapia a laser ou cirurgia, dependendo da gravidade da doença e da resposta individual do paciente.

“É importante ressaltar que o glaucoma é uma doença crônica e não tem cura. No entanto, com diagnóstico precoce, tratamento adequado e acompanhamento regular com um oftalmologista, é possível controlar a progressão da doença e preservar a visão. Por isso, a conscientização sobre o glaucoma e a importância da detecção precoce são fundamentais para evitar a cegueira”, enfatiza Lemgruber.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape