ads-geral-topo
Sustentabilidade e Meio Ambiente

Guaçuí terá Dia D para aumentar recolhimento de resíduos eletrônicos

Esse tipo de coleta já é feito desde o início do ano, mas o Dia D, no dia 5 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, visa aquecer participação popular

Por Redação

3 mins de leitura

em 04 de maio de 2023, às 14h34

Foto Semmam

O município de Guaçuí conta, desde o início do ano, com o projeto para recolhimento de resíduos eletrônicos. Contudo, o projeto “Coleta de Resíduo Eletrônico”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), terá um Dia D no dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente, visando fortalecer a participação da população nessa iniciativa.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, fala sobre a iniciativa intensificar mais essa iniciativa no município. “A coleta de resíduos eletrônicos está acontecendo desde o início do ano e o Dia D vai servir para dar um aquecimento e envolvimento da população, como um pontapé inicial nessa que é uma novidade em Guaçuí”, afirma.

Neste dia D, a população poderá descartar o material eletrônico, das 9 às 16 horas, em recipientes apropriados que estarão disponíveis na Praça do Meio Ambiente, no bairro Quincas Machado. A ação vai abrir as atividades da Semana Alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente e conta com a parceria do Lions Clube de Guaçuí.

Tanto no Dia D quanto no dia a dia, podem ser descartados todos os tipos de resíduos eletrônicos.  Isso inclui geladeira, freezer, aparelhos de som DVD ou vídeo cassete, TV, ar condicionado, ventilador, aquecedor, purificador de água, bebedouro, cafeteira, chuveiro, ferro elétrico, forno elétrico, batedeira, liquidificador, micro-ondas, máquina de lavar louça, centrífuga, máquina de escrever, celulares, baterias, carregadores em geral, cabos, fios, pilhas, roteadores, computadores, estabilizadores e nobreak. Além de fontes de microcomputadores, impressoras e scanners, modem, mouse, teclado, processadores, pen drive e HD, cabos, calculadoras, pilhas, lâmpadas, placas em geral e muitos outros.

Porque destinar corretamente os resíduos eletrônicos?

A sucata eletrônica possui mais de 20 tipos de componentes que podem ser extremamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Chumbo, Mercúrio, cádmio e arsênico são alguns dos metais pesados presentes no lixo eletrônico sendo altamente prejudiciais à saúde humana. Esses resíduos não devem, em hipótese alguma, ser depositados diretamente na natureza, pois contamina a água, o solo, podendo afetar os lençóis subterrâneos responsáveis por mais de 90% da água que bebemos. Também, não se deve descartar resíduos eletroeletrônicos na rua ou junto com o lixo comum, pois essa atitude pode acarretar problemas ambientais e contaminações diversas.

Para mais informações e dúvidas sobre como descartar esse tipo de lixo, a Secretaria Municipal disponibiliza seu email ([email protected]) e telefone (28)3553-2462.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape