ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Hospital Evangélico de Cachoeiro promove bate-papo sobre Hemofilia

Evento “Vamos falar sobre Hemofilia” acontece na próxima quarta-feira (31)

Por Redação

3 mins de leitura

em 29 de maio de 2023, às 17h19

Foto: divulgação Heci/ Davi Monteiro

O hospital evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), através de seu Banco de Sangue (Hemonúcleo) em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) promove na próxima quarta-feira (31/05) às 13h, no auditório do HECI, o bate-papo com a diretoria da Associação de Hemofilia do Espírito Santo (AHES), sobre as conquistas e a importância do tratamento para o hemofílico. O objetivo é levar conscientização aos pacientes e seus familiares, abordando questões como as possíveis limitações provocadas e a importância do tratamento.

O serviço, referência em coagulopatias no Sul do Estado há mais de 30 anos,  acompanha aproximadamente 71 pacientes hemofílicos e todo o acompanhamento é desenvolvido em parceria com os órgãos estaduais.

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue que predomina no gênero masculino. Quando ocorre um ferimento em alguma parte do corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia não possuem essas proteínas e, por isso, sangram mais do que o normal.

O sangramento pode parar temporariamente, porém volta a sangrar logo depois, podendo não parar. Eventos simples como um pequeno corte ou uma contusão, pode levar a um sangramento grave.

O tratamento das hemofilias tem como principal pilar a reposição do fator da coagulação deficiente (fator VIII na hemofilia A ou fator IX na hemofilia B).

Atendimento no Banco de Sangue do HECI

O atendimento aos Hemofílicos é realizado sob demanda espontânea do paciente. Estes pacientes são encaminhados dos consultórios e hospitais para a consulta e exame confirmatório, via ambulatório, com a hematologista Jussara David Fadlallah. Quando o diagnóstico é confirmado, o paciente é cadastrado no sistema do Ministério da Saúde (web coagulopatias), para que receba o fator de coagulação fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos falar sobre Hemofilia”

Data: 31 de maio (quarta-feira).

Horário: 13h.

Local: Banco de Sangue do HECI, Bairro Ferroviários.

Mais Informações: (28) 3526-6232.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape