ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Hospital Evangélico traz conscientização sobre Câncer Bucal

A campanha Maio Vermelho busca, principalmente, alertar a população para que fique atenta aos sinais de lesões na cavidade bucal e aos fatores de risco.

Por Redação

3 mins de leitura

em 04 de maio de 2023, às 10h36

Foto: Heci

Maio é mês de prevenção do câncer de boca, uma doença muito comum no Brasil, que acomete principalmente pessoas acima dos 40 anos, e aqueles que têm hábitos como o fumo, o álcool e alta exposição solar têm mais suscetibilidade a doença. A campanha Maio Vermelho busca, principalmente, alertar a população para que fique atenta aos sinais de lesões na cavidade bucal e aos fatores de risco. O câncer de boca é um tipo de tumor que acomete: lábios; gengiva; bochechas; céu da boca (palato); língua (principalmente as bordas); assoalho da boca (região embaixo da língua).

E o melhor caminho é a prevenção! É que alerta, o bucomaxilo do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, Dr. Válerio Resende. “Devemos ficar atento aos fatores de risco. Os principais fatores de risco são o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Quanto maior o número de cigarros e de doses de bebidas alcoólicas ingeridas, maiores são as chances de ter a doença. O vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), quando transmitido por sexo oral, também está associado aos casos de câncer na cavidade oral”.

Os principais sinais de alerta para o câncer de boca são: feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca; sangramentos sem causa conhecida em qualquer região da boca. Além desses, existem outros sinais, pode haver nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Em fases mais avançadas da doença, a pessoa pode apresentar dificuldade para falar, mastigar ou engolir.

Diagnóstico

O diagnóstico preciso é realizado por meio do exame clínico da boca com um especialista. Com esse exame é possível visualizar lesões suspeitas e diagnosticar o câncer de boca no início.

Autoexame

É importante destacar que todos podem realizar o autoexame, Na frente do espelho observe os lábios, averigue o céu da boca, a língua também deve ser examinada, agora o assoalho, região abaixo da língua, as laterais da língua também merecem atenção, a bochecha e a garganta não ficam de fora e, por último, apalpe o pescoço e a região do queixo (mento).

Prevenção

Adotando alguns comportamentos é possível prevenir a doença, não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes; usar preservativo (camisinha), inclusive durante a prática do sexo oral.

Dados de câncer no Espírito Santo

No ES, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que o estado poderá registrar 13.410 novos diagnósticos de câncer (geral) em 2023, sendo 360 novos na cavidade oral.

Nos últimos cinco anos, o Hospital Evangélico de Cachoeiro registrou 122 novos casos de câncer bucal.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape