ads-geral-topo
Grande Vitória

Inovação e tecnologia se unem para celebrar os 111 anos do Parque Moscoso

Elementos característicos do Parque Moscoso, ilustre aniversariante desta sexta-feira (19), celebrando 111 anos, foram modelados por meio de programa de modelagem 3D

Por Redação

3 mins de leitura

em 19 de maio de 2023, às 14h14

Parque Moscoso 3D. Foto: Divulgação

Os arcos que formam um corredor iluminado à noite; as colunas gregas; a pequena ponte sobre o lago; as palmeiras; a fonte; a concha acústica e até mesmo frequentadoras assíduas, as garças brancas. Elementos característicos do Parque Moscoso, ilustre aniversariante desta sexta-feira (19), celebrando 111 anos, foram modelados por meio de programa de modelagem 3D e ganharam forma impressa na Escola de Inovação, um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória (CCEC).

O trabalho realizado pela equipe da Escola de Inovação, com a participação de Daniel Moreira dos Santos, Genildo Ronchi, Ivanor Weiller Júnior e Patricia Piana de Andrade, buscou trabalhar com símbolos associados ao parque. As peças ajudaram a compor o bolo comemorativo à data de criação do espaço, que é o parque mais antigo da cidade.

A Escola de Inovação funciona no antigo Parque Infantil Ernestina Pessoa, praticamente dentro do Parque Moscoso. A equipe que atua no espaço é multidisciplinar e todas as atividades são planejadas e/ou executadas a muitas mãos. De acordo com o grupo, são professores nas áreas de Artes Plásticas, Ciências, Matemática e Pedagogia que se complementam de uma maneira mágica.

A produção das peças referentes ao Parque Moscoso levou alguns dias, entre imaginar, projetar em software, prototipar e, finalmente, produzir nas impressoras 3D. A escolha dos elementos a serem representados envolveu diversas variáveis: a beleza da peça, a importância histórica e a viabilidade da produção através das técnicas de fabricação digital que estão disponíveis no espaço maker.

Escola de Inovação

A Escola de Inovação é um espaço maker com viés pedagógico que atua no âmbito dos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória com o objetivo de despertar nos estudantes e no público em geral o gosto e o interesse pela cultura do fazer, da programação e da robótica. Através de diversos processos de fabricação digital, como impressão 3D, corte a laser e usinagem, a Escola de Inovação é capaz de prototipar e produzir os mais variados tipos de peças em plástico, acrílico, madeira, papelão ou outros materiais, seja para a resolução de algum problema concreto, como a recuperação de um objeto danificado ou mesmo peças artísticas (como modelos em escala reduzida ou peças autorais) e estruturais (cantoneiras, suportes, conexões, etc).

Os professores referência enfatizam que um dos objetivos da Escola de Inovação, enquanto museu de ciência, consiste nas prototipagens, utilizando as máquinas (CNC) e outros equipamentos e programas de design (CAD) e manufatura digital (CAM).

O espaço, por meio de agendamento, oferece duas opções de visita mediada para unidades de ensino, de acordo com a faixa etária, além das oficinas Modelagem e Impressão 3D e Programação de game com Scratch. A Escola de Inovação também é aberta à visitação do público de terça a sexta-feira, das 8h às 17 horas. A entrada é gratuita e não é necessário agendar.

Para saber mais, entre em contato: 3233-3556 ou [email protected].

Foto Divulgação

Parque Moscoso 3D

Foto Divulgação

Parque Moscoso 3D

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape