ads-geral-topo
Geral

Livro ensina a mulheres como se libertar de violência psicológica

Autora é pedagoga, psicopedagoga clinica e instotucional e pós graduanda em psicanálise clínica

Por Redação

3 mins de leitura

em 26 de maio de 2023, às 16h23

Foto: Divulgação

Mais de 18,5 milhões de mulheres sofreram violência no Brasil em 2022. As vítimas relataram ter sofrido, em média, quatro agressões no ano, mas o número mais que dobra entre as divorciadas, chegando à média de nove vezes. Entre elas, a psicopedagoga Patrícia Almeida, autora do lançamento que ensina a mulheres como se libertar de violência psicológica, o livro “Mulheres correm perigo! Gaslighting: o que você tem de saber sobre esse tipo de manipulação psicológica na relação afetiva” (Praia, 2023, R$ 20, à venda no link da editora no Hotmart.

Os números são da pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e que revela o crescimento da tragédia em curso. Entre as formas de violência citadas, as mais frequentes foram as ofensas verbais (23,1%), perseguição (13,5%), ameaças de violências físicas (12,4%), ofensas sexuais (9%), espancamento ou tentativa de estrangulamento (5,4%), ameaça com faca ou arma de fogo (5,1%), lesão provocada por algum objeto que foi atirado nelas (4,2%) e esfaqueamento ou tiro (1,6%).

Para se reencontrar, resistir e recomeçar, Patrícia Almeida adotou procedimentos que agora compilou em seu livro e que podem ajudar mulheres que sofrem esse tipo de situação. Ela conta em seus escritos que, antes de chegar à violência física, em geral, os abusadores começam com as diversas formas de violência psicológica – desde os xingamentos e o desmerecimento até o que talvez seja a forma mais sórdida: o gaslighting.

“O livro é um treinamento para que as vítimas se libertem das relações abusivas”, resumiu Patrícia. Confira na entrevista a seguir mais informações sobre o que é gaslighting, os três ciclos da violência contra a mulher, como identificar essa situação, formas de prevenção e um pouco da história vivida pela autora. 

Patricia Almeida
Foto: Divulgação

Sobre a autora

Patrícia Almeida é pedagoga, pós-graduada em Gestão Educacional e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Trabalha profissionalmente na área há mais de 20 anos e, atualmente, cursa pós-graduação em Psicanálise Clínica.

Antologista, organizou três coletâneas literárias: “Essas Mulheres: porque toda mulher tem muito valor!”, “Da depressão à superação: porque a vida ainda pode ter sentido” e “Tributo à Pessoa com Deficiência: porque o mundo ainda pode ser mais especial”, pela Antologias Brasil.

Idealizou o projeto “Elas Escrevem: uma conversa sobre literatura feminina”, que consistiu em lives no Instagram com escritoras de várias regiões do Brasil, convidadas para falar sobre experiências femininas e divulgar seus projetos literários.

É membro da Casa do Cordel do Rio Grande do Norte, da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA/RN) e da Associação Literária de Mulheres Potiguares (Alamp). Participa de clubes de leituras feministas e do Coletivo “Mulheres Maravilhosas: por mais mulheres escritoras”, que surgiu da iniciativa da Academia de Letras do Brasil (ALB), em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, em parceria com o Fórum Social Mundial. Patrícia define-se como escritora da causa dos Direitos Humanos.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape