ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Oito motivos para tomar a vacina anual contra a gripe

Em Cachoeiro, campanha atingiu a marca de 34 mil pessoas imunizadas

Por Redação

4 mins de leitura

em 30 de maio de 2023, às 13h55

Foto: PMCI

Em Cachoeiro, a campanha de vacinação contra a gripe atingiu, nesta terça-feira (30), a marca de 34 mil pessoas imunizadas. A Secretaria Municipal de Saúde avalia que esse número poderia ser maior, considerando que, há 15 dias, a vacina está liberada para todos com mais de 6 meses de idade.

Diante da baixa adesão à campanha, a pasta enumera alguns motivos para convencer quem ainda não tomou a vacina neste ano a procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para se imunizar.

Reduza as chances de infecção

Quando alguém é vacinado, as chances de infecção são reduzidas, porque o organismo reage, ou seja, o sistema imunológico reconhece aquele vírus. Sendo assim, é possível que a pessoa entre em contato com a doença, mas não chegue a adoecer.

Proteja-se contra as complicações da gripe

A gripe é uma doença altamente contagiosa que pode causar complicações graves, especialmente em idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas pré-existentes. A vacina anual é projetada para combater as cepas mais recentes do vírus influenza, reduzindo significativamente o risco de contrair a doença e suas complicações. Ao tomar a vacina, você estará fortalecendo seu sistema imunológico e aumentando suas chances de evitar um episódio grave de gripe.

Evite a propagação da gripe

Além de proteger a si mesmo, a vacinação anual contra a gripe desempenha um papel fundamental na prevenção da propagação do vírus. Mesmo que você seja saudável e tenha menos probabilidade de desenvolver complicações graves, ao se vacinar, reduz as chances de transmitir a doença para pessoas vulneráveis ao seu redor, como familiares, amigos e colegas de trabalho. Ao tomar a vacina, você está fazendo a sua parte para criar uma comunidade mais saudável e protegida.

Não espere para tomar a vacina

Não deixe para tomar a vacina mais à frente. Com a chegada das temperaturas mais baixas, típicas do outono e do inverno, as pessoas tendem a permanecer por mais tempo em locais fechados, o que favorece a transmissão de doenças respiratórias.

Redução da sobrecarga no sistema de saúde

Ao tomar a vacina contra a gripe, os moradores de Cachoeiro contribuem para a redução da sobrecarga nos hospitais e unidades de saúde. Ao prevenir a doença ou reduzir sua gravidade, menos pessoas procurarão atendimento médico, liberando recursos para outros pacientes que necessitem de cuidados mais urgentes.

Benefícios econômicos e sociais

A vacinação traz benefícios econômicos e sociais significativos. A prevenção da gripe por meio da imunização reduz os custos médicos associados ao tratamento da doença e suas complicações. Além disso, quando menos pessoas adoecem, há menos ausências no trabalho, melhorando a produtividade e economia em geral. No caso de crianças e jovens, é menor a perda de aulas da escola ou faculdade. Ao tomar a vacina, você contribui para um ambiente mais estável e saudável em sua comunidade.

Segurança comprovada

A vacina passa por rigorosos testes de segurança e eficácia antes de ser disponibilizada para a população. Os profissionais de saúde trabalham constantemente para garantir que o imunizante seja seguro e forneça proteção adequada contra as cepas circulantes do vírus influenza. Embora seja possível sentir reações leves, como dor no local da injeção ou febre baixa, os benefícios da vacinação superam em muito os riscos associados.

Prevenção da confusão diagnóstica

Os sintomas iniciais da gripe podem ser semelhantes aos de outras doenças respiratórias, incluindo a Covid-19. Ao tomar a vacina contra a gripe, a população ajuda a reduzir a confusão diagnóstica e a melhorar o rastreamento e controle de casos da Covid-19.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape