ads-geral-topo
Cidades

Órgãos captados na Santa Casa vão salvar a vida de 4 pessoas no Brasil

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é uma referência em captação de órgãos no Estado

Por Redação

2 mins de leitura

em 29 de maio de 2023, às 07h33

Foto: Divulgação

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou, neste domingo (28), a primeira captação de órgãos do ano. Graças a generosidade de uma família, outras pessoas vão ter a chance de ter uma vida melhor. Os órgãos doados são de um jovem que deu entrada no hospital, mas apesar de ter recebido todos os cuidados necessários da equipe assistencial não resistiu.

A família, em um gesto de estrema solidariedade em meio à dor de perder um parente, decidiu autorizar a doação. Foram captados coração, fígado e dois rins. Após a autorização, deu-se início a uma verdadeira corrida contra o tempo. A equipe da Comissão IntraHospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa acionou a Central de Transplante para iniciar a cirurgia.

As equipes de Vitória e de Brasília chegaram ao hospital na manhã deste domingo. De acordo com a enfermeira da CIHDOTT da Santa Casa, Karina Pessin, os órgãos vão salvar a vida de pacientes em diversos estados brasileiros. “O fígado captado ficará no Espírito Santo. Já o coração segue para o Distrito Federal, o rim esquerdo para Pernambuco e o direito para o Rio Grande do Sul”, explicou.

Os pacientes beneficiados estavam aguardando na fila de transplantes.

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é uma referência em captação de órgãos no Estado. Só no ano passado, foram captados no hospital 33 órgãos, sendo dois corações, 12 rins, sete fígados e 12 córneas. São pessoas que tiveram a oportunidade de ter uma vida melhor graças à generosidade de familiares.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape