ads-geral-topo
Grande Vitória

Parque da Mata Paludosa, antiga Fazendinha, é reaberto à visitação pública

De acordo com o termo de vistoria emitido pelo Idaf, a desinterdição ocorre "após todos os animais testarem negativo para influenza viária"

Por Redação

2 mins de leitura

em 24 de maio de 2023, às 09h30

Parque Municipal da Fazendinha - Centro Ecológico Projeto Caiman. Foto: Leonardo Silveira

O Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (antigo parque Fazendinha), que fica no bairro Jardim Camburi, em Vitória, voltou a receber visitantes desde a última terça-feira (23). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) foi notificada da desinterdição pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), nesta segunda-feira (22).

De acordo com o termo de vistoria emitido pelo Idaf, a desinterdição ocorre “após todos os animais testarem negativo para influenza viária”, dentre eles, aves, gansos, patos, marrecos, jabutis e jacarés. O Ministério da Saúde já havia descartado o caso suspeito de um funcionário do parque com gripe aviária, após exames darem resultado negativo para o H5N1.

No dia 16 deste mês, uma ave silvestre marinha conhecida como Trinta-réis-bando (Thalasseus acuflavidus) teve confirmado o diagnóstico do vírus da influenza aviária H5N1 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O pássaro foi encontrado caído na Fazendinha e, seguindo os protocolos de segurança exigidos, foi levado para exames, que detectaram o vírus.

Desde então, o Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa encontrava-se fechado à visitação para que uma equipe Idaf pudesse realizar análise, vistoria e monitoramento dos animais que lá se encontram, sendo reaberto nesta terça-feira (23) após nova verificação.

A Semmam observa que o pássaro Trinta-réis-bando não integra a lista de animais presentes na Fazendinha, mas é migratório, ou seja, que sai do seu local de origem e passa pelo litoral capixaba. A Secretaria ressalta que os demais parques da cidade continuam abertos e não tem registros de gripe aviária.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape