ads-geral-topo
Cidades

Plataforma premiada de educação inclusiva é utilizada por alunos do ES

Em Colatina, cerca de 200 crianças na faixa de 3 a 11 anos têm acesso à ferramenta, que complementa o processo educacional tradicional.

Por Redação

3 mins de leitura

em 26 de maio de 2023, às 15h10

Foto: divulgação

O Jade Edu, plataforma educacional desenvolvida no Espírito Santo pela Jade Autism, está sendo adotada em 30 escolas municipais em Colatina. A Jade Autismfoi recentemente premiada no PITCH, competição de startups do Web Summit, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo que, neste ano, aconteceu no Rio de Janeiro. Com isso, o Jade Edu já ganhou fama mundial. Em Colatina, cerca de 200 crianças na faixa de 3 a 11 anos têm acesso à ferramenta, que complementa o processo educacional tradicional.

As crianças utilizam o aplicativo três vezes por semana. A tecnologia emite relatórios com o desempenho de cada aluno. Os dados, ficam disponíveis a cada 24 horas, podem ser analisados por professores, pedagogos e orientadores, servindo como guia para a adaptação do currículo escolar e das metodologias de ensino.

A Jade é uma startup de educação cujo objetivo é possibilitar uma educação inclusiva para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, TDAH, dislexia e outras neurodivergências. A plataforma utiliza recursos tecnológicos, como jogos, exercícios interativos e atividades personalizadas, para promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dessas crianças. Enquanto os alunos se divertem, funções executivas importantes, como atenção, memória e flexibilidade mental, são desenvolvidas.

“Estamos muito honrados pela oportunidade desta parceria com a prefeitura de Colatina. Os alunos se divertem com os jogos de desenvolvimento cognitivo e relatórios de desempenho são gerados, revelando as dificuldades e potencialidades de cada um. A partir disso, o software direciona os professores no processo de adaptação do plano de ensino, tudo para ser o mais inclusivo possível”, conta o CEO da Jade, o empresário Ronaldo Cohin, radicado no Estado. A ideia é que as crianças possam aprender e se desenvolver de acordo com seu próprio ritmo, tendo suas necessidades específicas atendidas.

A plataforma é intuitiva e fácil de usar, com interfaces visuais atraentes e interações lúdicas que tornam o aprendizado mais estimulante e prazeroso.

A história da Jade Autism remonta ao ano de 2018, quando Ronaldo decidiu iniciar o projeto. Motivado por ser pai de uma criança autista, ele estava concluindo sua segunda graduação na época e decidiu dedicar seu trabalho de conclusão de curso ao tema do autismo. Com o apoio de sua cofundadora, Joice Andrade, Neuropsicóloga e Mestre em Psicologia, Ronaldo, graduado em Ciência da Computação, deu vida ao que hoje é a tecnologia.

Elogiada por educadores e profissionais especialistas em neurodivergências, a empresa agora busca novas parcerias para expandir sua área de atuação. Para assinar o Jade Edu e implementar a ferramenta nas escolas, basta acessar o site oficial da Jade Autism em jadeautism.com/assinatura.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape