ads-geral-topo
Segurança

Polícia Militar realiza ações contra crimes ambientais em Muniz Freire e Ibitirama

As ações ocorreram nos municípios de Muniz Freire e Ibitirama, sendo identificados crimes de desmatamento de áreas de preservação permanente, estágio inicial e médio de regeneração.

Por Redação

2 mins de leitura

em 31 de maio de 2023, às 09h26

Foto: Polícia Militar Ambiental

Nesta semana, equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) deflagraram ações contra crimes ambientais, principalmente, os praticados contra a flora nativa do Bioma da Mata Atlântica, no Sul do Espírito Santo.

As ações ocorreram nos municípios de Muniz Freire e Ibitirama, sendo identificados crimes de desmatamento de áreas de preservação permanente, estágio inicial e médio de regeneração.

Segundo a PMA, por meio do Disque Denúncia 181, foi possível realizar uma mensuração prévia dos danos nas áreas de vegetação nativa, e ao chegar nos locais, foi verificado que no município de Ibitirama houve um desmate de uma área total de 10.826 m², sendo o responsável autuado com embargo e multa no valor de R$ 7.840,00.

Já em Muniz Freire, o crime ocorreu em uma área de 4.364 m², retirando vegetação nativa em estágio médio de regeneração além do corte de 8 árvores nativas do Bioma da Mata Atlântica, sendo parte em área de preservação permanente e abertura de poço escavado, tendo o responsável autuado com embargo e multa no valor de R$ 9.169,32. 

Todas as intervenções constatadas foram realizadas sem autorização dos órgãos ambientais competentes, infringindo o que diz o artigo Art. 38-A, 48 e 60 da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), ficando os responsáveis autuados pelos policiais militares, onde irão responder na justiça pelos atos praticados, sob pena de detenção de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Denúncias devem ser realizadas por meio 181 ou pelo sítio eletrônico: disquedenuncia181.es.gov.br, o anonimato é garantido.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape