ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Porque é tão difícil – e tão necessário – parar de fumar?

Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, se caracteriza como a oportunidade para incentivar quem fuma a abandonar o vício

Por Redação

4 mins de leitura

em 31 de maio de 2023, às 15h00

Foto: Divulgação

O Brasil tem se destacado como referência no combate ao tabagismo, alcançando uma redução notável no número de fumantes. Segundo dados do Governo Federal, o percentual da população brasileira que fuma atualmente é de apenas 9,1%, era 35% na década de 1980. Mas, mesmo diante da queda no índice, empresas buscam formas de incentivar a queda no número de fumantes e promover saúde e qualidade de vida.

É o caso da Unimed Sul Capixaba, que está aproveitando o Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado na próxima quarta-feira, 31, para divulgar em seus canais de comunicação e conscientizar clientes e a sociedade em geral sobre a data.

O cigarro é composto por mais de sete mil substâncias tóxicas e é responsável por mais de 50 tipos de doenças, por isso, pode reduzir a expectativa de vida em até 12 anos, segundo informações da pneumologista da Unimed Sul Capixaba Jaqueline Mendonça Queiroz Lunz. Para ela, compreender os riscos associados ao tabagismo é essencial para motivar os fumantes a buscarem ajuda.

mulher de cabelos compridos sorrindo usando jaleco
Foto: Divulgação

“A busca por assistência médica o mais cedo possível traz inúmeros benefícios para a vida física, financeira e emocional dos fumantes. Após apenas duas horas sem fumar, não há mais nicotina circulante no sangue. Em um período de duas a 12 semanas, a capacidade pulmonar pode aumentar em até 30%. Além disso, após um ano sem cigarro, o risco de doenças cardíacas, como infarto, é reduzido pela metade”, afirma.

Entre as estatísticas de quem está vivendo sem fumar está o administrador que atua no setor de Compras do Hospital Unimed Rodrigo Ribeiro de Souza. A relação dele com o vício começou quando ele tinha 17 anos, ele experimentou por conta de algumas amigas que fumavam. Apesar de os pais terem sido fumantes muitos anos, o cigarro não era mais um hábito comum na casa dele. Em 2008, ele fez a primeira tentativa de parar de fumar e conseguiu. Ficou oito anos sem contato e relatou que não teve crise de abstinência, não engordou e que o processo foi relativamente tranquilo. Mas, em 2016, por algum motivo, ele retomou o vício, parando novamente em 2022. 

“Eu ainda sinto vontade, mas vou administrando. Quando alguém deseja parar de fumar é importante trabalhar este propósito e ter a consciência de que não está fumando, mas é fumante ainda. Eu sei que eu posso ter alguma recaída em algum momento, então, pra não voltar, eu tenho sempre este trabalho mental. Por isso não gosto de colocar um rótulo de ‘não fumante’. Eu não estou fumando. Assim fica mais leve e não se torna compromisso ou uma cobrança”, conta Rodrigo.

Alerta para os vaporizadores

A pneumologista da Unimed Sul Capixaba Jaqueline Mendonça Queiroz Lunz alerta para uma tendência que vem ganhando adeptos, a dos dispositivos eletrônicos para fumar. Segundo a médica, eles contém nicotina na maioria da sua composição e, algumas vezes, contém também canabis. E, apesar de não terem autorização para serem comercializados no Brasil, são vistos em muitos ambientes de festas sendo usados entre o público jovem. 

“A indústria tabageira investe pesado para atrair novos consumidores e utiliza-se de atrativos como essências, sabores, filtros, design, dentre outros. Mas é importante lembrar qu seus malefícios não diferem dos cigarros convencionais”, informa Jaqueline.

O Ministério da Saúde recomenda 10 passos para parar de fumar:

·        tenha determinação;

·        marque um dia para parar;

·     corte gatilhos do fumo;

·        escolha um método:

·        abrupto ou gradual;

·        encontre substitutos saudáveis;

·        livre-se das lembranças do cigarro;

·        encontre apoio de amigos e familiares;

·        escolha a melhor alimentação;

·        procure apoio médico;

·        troque experiências em um grupo de apoio.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape