ads-geral-topo
Geral

RuralturES 2023 promove reciclagem em parceria com associação de catadores

RuralturES 2023 e Associação de Catadores unidos pela sustentabilidade: iniciativa de reciclagem durante o evento.

Por Redação

5 mins de leitura

em 03 de maio de 2023, às 16h52

Foto: Divulgação

A RuralturES 2023, que acontecerá de 15 a 18 de junho, está cada vez mais preocupada com a sustentabilidade em suas atividades. Como exemplo, a organização fez uma parceria com a Associação de Catadores de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni), visando a coleta seletiva de resíduos durante o evento e redução da emissão de gases de efeito estufa.

A Ascaveni será responsável por coletar os resíduos recicláveis durante o evento e encaminhá-los para a reciclagem. Com essa iniciativa, a RuralturES 2023 busca conscientizar seus visitantes sobre a importância da reciclagem e redução do impacto ambiental, além de contribuir para a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.

A Feira reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com o desenvolvimento de práticas mais responsáveis em suas atividades. A parceria com a Ascaveni é apenas um exemplo de como é possível promover a preservação do meio ambiente e contribuir para a inclusão social através do turismo rural.

“Para nós catadores da Ascaveni é muito gratificante poder mostrar à população de Venda nova e aos visitantes o trabalho que desenvolvemos no município. É importante manter a cidade limpa porque os turistas vêm com mais frequência e o meio ambiente agradece”, afirma a presidente da Associação, Rogéria Aparecida da Silva.

Além disso, o tesoureiro da Ascaveni, Noel Zeferino, destaca que a RuralturES contribui na divulgação do trabalho dos catadores locais. “A quantidade de material recolhida durante a Feira é muito baixa, por isto aproveitamos o evento mais para conscientização. A RuralturES é muito importante para a associação, pois podemos mostrar a importância da coleta seletiva para o meio ambiente, o município e para os moradores, que muitas vezes não sabem o que fazer com alguns tipos de materiais como vidro e isopor, por exemplo”.

A sustentabilidade está presente em todas as etapas da RuralturES 2023, desde a preparação até a realização do evento pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e correalização do Sebrae/ES e Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Em 2022, a Feira reuniu 34.253 pessoas em quatro dias de programação, daí a relevância do trabalho da Ascaveni com a coleta seletiva durante o evento.

“A Ruraltures é uma vitrine com milhares de visitantes. Quando unimos forças com a Ascaveni é pensando no impacto que podemos gerar no público com relação à importância da coleta seletiva e da associação. Ainda incentivamos os expositores a reduzirem a geração de resíduos”, ressalta o diretor-presidente do Convention, Valdeir Nunes.

Sequestro de carbono

A coleta seletiva de lixo tem uma ligação direta com o sequestro de carbono, pois o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos é uma das estratégias mais importantes para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e, consequentemente, contribuir para o sequestro de carbono.

Quando os resíduos sólidos são dispostos em aterros sanitários sem a devida separação e tratamento, ocorre a decomposição da matéria orgânica presente no lixo, liberando gases como o metano e o dióxido de carbono na atmosfera. Esses gases contribuem para o aumento do efeito estufa e consequentemente, para o aquecimento global.

Por outro lado, quando os resíduos sólidos são separados e reciclados, é possível reduzir a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a reciclagem de materiais como papel, plástico e metal, por exemplo, ajuda a reduzir a extração de matérias-primas virgens e, portanto, contribui para o sequestro de carbono.

Dessa forma, a coleta seletiva de lixo é um importante instrumento para a gestão de resíduos sólidos e para o sequestro de carbono, pois permite a redução da emissão de gases de efeito estufa, a redução da extração de matérias-primas e a promoção da economia circular.

O Convention- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma entidade com sede no município de Domingos Martins, sem fins lucrativos, criada para promover desenvolvimento sustentável no turismo da região de montanhas do Espírito Santo. Atualmente, o trade regional é representado por 380 empreendimentos em dez municípios (Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante).

Fundado em 2006, a partir de uma aliança da iniciativa privada com o poder público, o Montanhas Capixabas teve o apoio de grandes parceiros como o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Federação Brasileira de Conventions & Bureau, Governo do Estado do Espírito Santo e Sebrae-ES.

Nossa missão é desenvolver o turismo sustentável, adotando ações que promovam seu arranjo turístico em nível estadual, nacional e internacional, que gerem oportunidades de negócios para seus mantenedores e associados e fomentem o desenvolvimento de toda a região.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape