ads-geral-topo

488 anos de Vila Velha

Show da Esquadrilha da Fumaça emociona a população em Praia de Itaparica

Foram sete aeronaves A-29 Super Tucano em uma demonstração de aproximadamente 50 manobras, com duração em torno de 40 minutos

Por Redação

3 mins de leitura

em 24 de maio de 2023, às 09h43

A Esquadrilha da Fumaça é o segundo esquadrão de demonstração aérea mais antigo do mundo. Foto: Prefeitura de Vila Velha

Em comemoração aos 488 anos de Vila Velha, a Esquadrilha da Fumaça fez uma apresentação no final de tarde desta terça (23), em Praia de Itaparica, na região próxima ao Hotel Plaza Mar.

Foram sete aeronaves A-29 Super Tucano em uma demonstração de aproximadamente 50 manobras, com duração em torno de 40 minutos. “Os moradores da cidade receberam um grande presente. É assim que a gente administra, cuidando das pessoas, trazendo alegria e melhorando a vida da cidade. A Vila Velha do futuro está sendo construída no presente”, ressaltou o prefeito Arnaldinho Borgo.

O secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior, explica que “este foi um evento especial que preparamos para os moradores e visitantes da cidade que é um marco na Colonização do Solo Espírito-Santense. Em plena tarde de terça, a praia ficou lotada de pessoas aguardando o show nas altura, num verdadeiro clima de réveillon fora de época e de dia”. 

“Comemoramos o aniversário da cidade que faz parte da história do país, e poder voar com os aviões de levam a bandeira do Brasil na cauda neste dia é um privilégio”, comenta o Major Aviador Gustavo de Azevedo Natalício, piloto que voa na posição de número #7 na Esquadrilha.

O morador da Praia da Costa, Heleno Araújo, ficou emocionado com o show aéreo. “Achei fantástico, incrível. Trouxe meu filho porque é uma sensação impressionante. O coração bate forte no peito, dá até uma falta de ar quando vê aqueles aviões fazendo manobras iradas”, destacou.

Para Carina Augusto Pires, moradora de Vila Garrido, “o show foi muito interessante. É a primeira vez que vejo, principalmente aqui em Vila Velha. Tem muita adrenalina envolvida. Acho que nunca pensei em ver isso, na verdade. É muito legal”.

“Tô achando sensacional, sem palavras. Nunca tinha visto uma apresentação dessas e acho que o povo de Vila Velha merece muito esse presente. Tem que ter várias vezes. Todo ano tem que repetir”, disse Dayane Fago, moradora de Santos Dumont.

Foto: Prefeitura de Vila Velha

Sobre a Esquadrilha

A Esquadrilha da Fumaça é o segundo esquadrão de demonstração aérea mais antigo do mundo, ficando atrás apenas dos Blue Angels, da Marinha dos Estados Unidos da América. Este ano, o esquadrão brasileiro completou 71 anos de idade, no dia 14 de maio e, já realizou mais de quatro mil demonstrações aéreas.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape