ads-geral-topo
Geral

Unidade de Bens de Consumo da Suzano é porta de trabalho para jovens em Cachoeiro

A unidade de Cachoeiro, que produz papéis higiênicos das marcas Mimmo e Max Pure, já treinou mais de 100 trabalhadores, por meio dos programas Pool Sucessório e Aprendizes

Por Redação

3 mins de leitura

em 18 de maio de 2023, às 14h55

Foto: Divulgação

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, por meio de sua Unidade de Bens de Consumo sediada em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, está garantindo a absorção de mão de obra local por meio da oferta de vagas em programas de formação, dando oportunidade de emprego para diversos jovens do município e região.

A unidade de Cachoeiro de Itapemirim, que produz papéis higiênicos das marcas Mimmo e Max Pure, já treinou mais de 100 trabalhadores, por meio dos programas Pool Sucessório e Aprendizes, e muitos deles já estão contratados pela empresa. É o caso de Mateus do Santos Oinhas, de 20 anos, que está há um ano na empresa após participar do programa Aprendizes.

“Foi uma grande oportunidade que a Suzano me deu de capacitação. Entrei como aprendiz e logo fui contratado como operador de máquinas. Agora já fui promovido a operador de tubeteira tissue. A Suzano dá todos os recursos para que possamos crescer dentro da empresa”, afirma Mateus.

Na primeira turma do programa Aprendizes, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cinco jovens passaram por capacitação no formato híbrido, com aulas teóricas na sede do Senai do município e treinamento prático na fábrica. Dos cinco participantes, quatro já foram contratados pela empresa. A previsão é de que em julho uma nova turma inicie, com mais cinco vagas.

De acordo com a gerente da Unidade de Bens de Consumo da Suzano, Rithely Falqueto Groberio, outra medida da empresa que está abrindo as portas de trabalho e renda para a comunidade local é o programa Pool Sucessório, que visa qualificar moradores da região nas três áreas da empresa: produção, elétrica e manutenção mecânica.

“Nossa primeira turma do Pool Sucessório iniciou com a contratação de seis jovens de Cachoeiro. Esses profissionais estão sendo treinados tecnicamente no nosso segmento tissue, sendo acompanhados por padrinhos que tem por fim o desenvolvimento dos jovens no próprio local de trabalho. A ideia é formar trabalhadores para fazer a sucessão operacional”, explica Rithely.

Recorde na produção da Suzano

Inaugurada em março de 2021, a unidade de Bens de Consumo da Suzano já funciona com a capacidade máxima de produção, atingida em setembro de 2022, com 500 mil fardos de papel higiênico produzidos por mês, um recorde de desempenho para o segmento no Brasil. “O bom resultado é graças a um conjunto de estratégias que deram certo, principalmente ao investimento na mão de obra local”, destaca Rithely.

Hoje a fábrica conta com 196 colaboradores, sendo 96 próprios e 100 terceirizados. A unidade de Cachoeiro de Itapemirim, que converte o papel tissue em papéis higiênicos de folhas duplas e tripla das marcas Mimmo e Max Pure, atende aos mercados do Sudeste e Centro-oeste, sendo que São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo respondem pelo maior volume de vendas.

Folha tripla

A linha Premium do Mimmo, com folha tripla, já responde por 25% da produção da fábrica no município, os outros 75% são da folha dupla, tanto da marca Mimmo quanto Max Pure. Conforme Rithely Falqueto, a empresa quer expandir a venda da linha premium no Brasil, que hoje é mais procurada por consumidores de maior poder aquisitivo. “Apesar do custo maior, a folha tripla tem a vantagem de diminuir o consumo e o desperdício, além de ser mais macia”, afirma.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape