ads-geral-topo
Cidades

Aluna de Muniz Freire é medalha de Ouro nas Olimpíadas de Matemática

Maria Letícia vem se destacando cada vez mais em evento de que reúne alunos de todo o Brasil

Por Redação

3 mins de leitura

em 07 de jun de 2023, às 17h08

Foto: Divulgação

Um talento promissor das ciências exatas. A Maria Letícia de Souza Scárdua vem provando, a cada participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) que é isso e muito mais. Aluna do nono ano da E.M.E.F. “Professora Lia Therezinha Merçon Rocha”, ela é o orgulho de toda instituição bem como de seus pais Kennedy Augusto e Vânia Lúcia. “Estamos muito felizes pela conquista dela”, disse a mãe.

E não somente eles. O munícipio de Muniz Freire, onde ela vive está todo em festa pela medalha de ouro de Maria Letícia. “A escola sempre participa da OBMEP e sempre obteve grandes resultados. Mas esse ano foi diferente pois com esse resultado, os alunos perceberam que com dedicação, eles também podem ter essa conquista, isso é real. Isso sem contar com a valorização da educação em si”, destacou a gestora da escola, Maria José Louzada.

Maria Leticia, segundo a gestora, sempre foi uma aluna muito aplicada aos estudos. Muniz Freire não possui escolas particulares e prioriza bastante o ensino público. Sempre gostei muito de estudar, desde nova procuro a me dedicar nos meus estudos, pois acredito que com eles, portas podem ser abertas e muitas conquistas podem ser alcançadas. Sou muito motivada a estudar e, acredito que isso interfira diretamente nas minhas notas e prêmios acadêmicos”, disse. Ela sempre contou com o incentivo da família que a apoiam e motivam, sempre vibrando muito com cada vitória dela. “ Eles são muito importantes colaboradores do meu interesse nos estudos”

Essa medalha foi conquistada quando Maria Letícia estava no sétimo ano, aos 13 anos, porém a cerimônia de entrega dos medalhistas de Ouro da 16° e 17° edição da OBEMP aconteceu na última segunda-feira (5) Florianópolis/SC.

Bom desempenho da escola

Essa é a segunda vez que a E.M.E.F. “Professora Lia Therezinha Merçon Rocha” conquista a medalha de ouro na OBEMP. A primeira vez aconteceu em 2017 com Augusto Marques Morgado Cassa.

Mas os alunos que são classificados para participarem da Olimpíada de matemática, se não voltam com medalhas, voltam com menção honrosa

Para a próxima edição, em 2023, já há 12 classificados no nível 1 e sete nível 2, incluindo Maria Letícia.

A Olimpíada

A OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas – é uma olimpíada na qual são feitas o total de duas provas e, de acordo com a nota do estudante pode ser premiado.

Ela busca encontrar alunos criativos e com bom raciocínio lógico, em todo o Brasil. A primeira prova (1° fase) é efetuada nas escolas, todos os alunos têm direito de fazê-la, são 20 questões com opções a, b, c, d e e. A partir da quantidade de pontos que o aluno faz (questões certas) ele pode passar para a segunda prova, que é a 2° fase, já disputada a nível nacional. Essa prova é discursiva, ou seja, os alunos devem justificar suas respostas e apresentar a maneira como eles resolveram cada questão. Após serem corrigidas todas as provas, os alunos podem ser premiados com: menção honrosa, medalha de bronze, medalha de prata ou medalha de ouro.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape