Cidades

Anchieta adere ao Programa Nacional de Transparência Pública

O porta da PMA foi classificado como o quinto mais transparente

reunião de pessoas
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Anchieta aderiu ao Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). E nesta terça-feira,27, o prefeito Fabrício Petri reuniu secretários e gerentes, envolvidos no processo, para traçar ações para atingir as metas do programa.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

De acordo com a controladora geral do município, Pâmela Amélia Bernardes, o encontro entre os gestores foi necessário para traçar as ações que serão realizadas por cada setor. “Nossa meta é deixar o portal do município com todas as informações necessárias, além das exigidas por lei, a fim da população poder conferir integralmente o que vem sendo feito e investido pelo Executivo”, explica.

“A transparência na administração pública é uma ação que possibilita a fiscalização e o controle social, bem como viabiliza a participação da sociedade na tomada de decisões. Afinal, para controlar é preciso ter acesso às informações e saber com clareza como o dinheiro arrecadado com impostos é gasto pelos órgãos públicos”, defende o prefeito.

O PNTP avalia o nível de transparência ativa dos portais dos poderes e órgãos fiscalizados pelos tribunais de contas, incluindo sites mantidos pelas próprias instituições de controle externo. Licitações, diárias, recursos humanos, transparência e gestão fiscal e dados sobre as atividades realizadas pelos órgãos são o mínimo das informações exigidas pelo PNTP.

O portal de Anchieta foi avaliado pelo Tribunal de Contas em 2022 como o quinto mais transparente no ranking dos municípios capixabas.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726