ads-geral-topo
Cidades

Anchieta estreia no Campeonato Estadual de Canoa Havaiana

O Clube de Canoagem Polinésia Anchieta foi fundado em 2022, com o objetivo de promover o bem-estar físico e mental de seus praticantes.

Por Redação

3 mins de leitura

em 01 de jun de 2023, às 10h09

Foto: Divulgação/ Va'a

No próximo sábado (3) acontece a 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Va’a, na Praia do Morro em Guarapari. Organizado pela Federação de Va’a do Espírito Santo (Fevaaes), a competição reúne nomes da modalidade esportiva, em diversas categorias, com a participação de mais de 500 atletas. As largadas ocorrem a partir das 7h, quando os melhores atletas de canoa havaiana do Estado disputarão provas acirradas.

Anchieta estará representada, pela primeira vez, neste tipo de competição. 19 atletas filiados ao Clube Anchieta Va’a, distribuídos em nove equipes, remarão em águas da cidade vizinha, colocando Anchieta no cenário da Canoagem. Os competidores de Anchieta vão largar em três tipos de canoas diferentes: a de seis lugares, (Oc6), a de dois lugares (Oc2) e a individual (Oc1), com times femininos, masculinos, mistos, júnior e Para Va’a. Os percursos variam entre 5km e 7 km.

De acordo com Luana Ferreguete, fundadora do Anchieta Va’a, incluir Anchieta no âmbito competitivo de canoa havaiana tem grande relevância. “Ansiosa por este momento em que Anchieta estará na água pela primeira vez. Estou muito feliz e orgulhosa de podermos, em equipe, dar essa visibilidade à cidade, ao esporte e aos preceitos da canoa havaiana”, frisou.

“Estamos felizes de vermos a ampliação de novas modalidades esportivas em Anchieta. Torcemos para esses nossos atletas fazerem uma ótima participação na competição”, destaca o secretário municipal dos Esportes e da Juventude, João Orlando Simões.

Times que disputarão pelo Anchieta Va’a:

Oc6 Feminina Estreante

OC6 Masculina Estreante

02 Oc2 Mistas

02 Oc2 Femininas estreante

01 Oc1 masculina Estreante

01 Oc1 Júnior 19

01 Oc1 Para Va’a

2ª etapa do Campeonato Estadual 2022 de VA´A do Espírito Santo

Data: Sábado – 3 de junho

Horário: A partir das 7h da manhã

Local: Final da Praia do Morro, próximo ao Morro da Pescaria em Guarapari

Sobre o Anchieta Va’a

Fundado em 2022, o Clube de Canoagem Polinésia Anchieta Va’a tem sua base localizada na Praia Central e tem objetivo promover o bem-estar mental e físico de seus praticantes, propagando a união e o amor entre as pessoas, além de conscientizar sobre a preservação do meio ambiente no qual está inserido, rota diária das aulas.

O Anchieta Va’a faz homenagem aos povos originários de Anchieta, aqueles que aqui viviam antes da chegada dos jesuítas: os índios. A comunicação foi especialmente desenvolvida para homenagear os Povos Originários, com a utilização de grafismos Tupi Guarani na criação do logotipo, nos uniformes e na pintura da canoa, feita à mão, a primeira artística do estado.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape