As principais avenidas de Guaçuí, na região do Caparaó, assim como outras vias da cidade passaram recentemente pelo recapeamento do asfalto. Com isso, as famosas ciclovias existentes nessas avenidas, tão elogiadas por visitantes e turistas – como exemplo de educação e organização, foram apagadas e, até agora, seguem sem serem demarcadas. Isso tem obrigado os ciclistas a dividirem o espaço com os veículos automotores.
Com certeza, essa divisão tem colocado muitos ciclistas em risco. E, apesar de não haver um número oficial, talvez, Guaçuí seja a cidade do sul do Estado onde as bicicletas são mais utilizadas como meio do transporte, devido sua topografia plana. É fácil observar a quantidade de bicicletas circulando pelas vias, principalmente, nas horas de maior movimento, sendo usadas por pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos.
As principais ciclovias de Guaçuí estavam localizadas nas avenidas José Alexandre e Marechal Floriano, além da Rua Bom Jesus do Livramento que liga o centro ao Pontilhão de Ferro. E depois do recapeamento do asfalto, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, deixaram de existir, sem qualquer sinalização de que serão reimplantadas. Por sua vez, o município alega que isso é responsabilidade do Detran, apesar de se tratar da segurança dos moradores do município que utilizam a bicicleta.
O que preocupa algumas desses moradores ciclistas – que evitam se identificar, é o fato de existirem pessoas que pregam a retirada ou, no mínimo, a diminuição das ciclovias na cidade. Uma ideia que, inclusive, foi citada por vereadores, em sessão da Câmara Municipal, na segunda-feira passada (19), falando na redução de duas ciclovias para uma apenas, nas avenidas citadas, para aumentar o número de vagas de estacionamento, antiga reivindicação de alguns comerciantes. Um retrocesso, segundo os ciclistas, já que a tendência mundial é justamente aumentar o espaço para as bicicletas.
A reportagem fez um questionamento à Prefeitura de Guaçuí sobre a demora na volta das ciclovias que enviou nota com a resposta. De acordo com essa nota, o município recebeu um projeto da nova sinalização preparado pelo Detran. O mesmo foi analisado, aprovado e enviado ofício pedindo que o Detran agendasse, “com a maior brevidade possível, uma data para que um técnico ou representante” do Departamento venha a Guaçuí e realize uma audiência pública, em que “a população possa analisar e aprovar o projeto”.
A audiência foi marcada para o próximo dia 4 de julho, próxima terça-feira, a partir das 18h30, na Câmara Municipal de Guaçuí. Contudo, a nota não revela se a volta ou diminuição das ciclovias estão previstas no que foi apresentado pelo Detran e aprovado pela Prefeitura.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.