ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Aprenda a evitar danos no cabelo e na pele durante o inverno

Dermatologista dá dicas de cuidados e como evitar problemas típicos desta época do ano.

Por Redação

3 mins de leitura

em 09 de jun de 2023, às 14h29

Foto: Reprodução

O inverno já está batendo à porta: no próximo dia 21 ele chega e a tendência é que as temperaturas caiam ainda mais. Diante disso, é preciso tomar alguns cuidados simples, para que as baixas temperaturas não comprometam a saúde dos fios e a derme.

Segundo a dermatologista da Unimed Sul Capixaba Fernanda Loss, o inverno pode ser prejudicial para os cabelos devido ao ar seco, banhos mais quentes e uso frequente de secadores e chapinhas, o que pode levar à desidratação e quebra dos fios. Para manter o cabelo saudável, ela destaca a importância de seguir uma rotina adequada de cuidados.

“A primeira dica é evitar exposição excessiva ao calor. Tomar banho morno ou frio durante o inverno não é um hábito que muitos conseguem, mas é importante lembrar que a temperatura muito quente da água pode ressecar os fios e, ao mesmo tempo, aumentar a oleosidade e a proliferação de fungos causadores de caspa”, aconselha.

Além disso, a especialista ressalta a importância de evitar o uso excessivo de secadores e chapinhas e, no caso inevitável, passar um creme protetor térmico nos fios e utilizar o secador na menor temperatura possível.

“O frio também é responsável por boa parte da retirada da umidade natural dos fios e isso faz com que eles fiquem mais propensos a quebra e ressecamento. Por isso, este é o momento de investir em máscaras de hidratação intensa. É importante escolher produtos adequados a cada tipo de cabelo e repetir a hidratação semanalmente”, recomenda Fernanda.

No que diz respeito à pele, a dermatologista enfatiza a importância do uso de sabonetes que façam pouca espuma, água morna ou fria no banho, principalmente no rosto, e, ao final, passar creme hidratante em todo o corpo, já que a tendência é a derme ficar mais seca e desidratada. Além disso, o uso do filtro solar é tão importante quanto no verão.

“Cada pessoa tem necessidades e características específicas, então, mesmo tomando esses cuidados, podem acontecer ressecamentos na pele e nos cabelos, com consequências mais graves, como caspa, quedas ou dermatites. Por isso, é importante fazer uma consulta com um dermatologista, para uma orientação profissional. Além disso, como última sugestão, quero destacar a importância de manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes essenciais para a saúde como um todo e da ingestão de água, já que nessa época sentimos menos sede”, conta Fernanda.

A Unimed Sul Capixaba conta com diversos dermatologistas que atendem no Centro de Especialidades Unimed (CEU), anexo ao Hospital Materno-Infantil, em Cachoeiro de Itapemirim. O espaço atende clientes da operadora e também faz atendimentos particulares e convênios. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato via whatsapp, pela assistente virtual Isa, no número (28) 2101-6255.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape