ads-geral-topo
Política

Audiência pública debate violência no trânsito em Venda Nova

O encontro será na próxima sexta-feira (16), às 13h30, no Plenário da Câmara de Vereadores

Por Redação

em 13 de jun de 2023, às 17h08

2 mins de leitura

Foto: Divulgação | Assessoria de imprensa da Câmara de Venda Nova

A Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, em parceria com o Conselho Interativo de Segurança de Venda Nova do Imigrante e Conceição do Castelo (Conseg VNI/CC), realiza audiência pública para debater a violência no trânsito e outros assuntos relacionados à segurança pública. O encontro será na próxima sexta-feira (16), às 13h30, no Plenário da Câmara de Venda Nova.

A audiência será um momento para debater estratégias para reduzir acidentes e mortes em avenidas e estradas. E o tema se mostra urgente:  em 2022, o Estado registrou, em média, duas mortes por dia nas estradas. Foram 827 vítimas da violência no trânsito, montante 9% maior do que o registrado em 2021, quando 756 pessoas perderam a vida nas vias capixabas. Os dados são do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Apesar de as colisões e choques serem responsáveis pela maioria das mortes – foram 516, em 2022 -, o número de vítimas fatais por atropelamento cresceu e preocupa. No ano passado, 143 pessoas morreram atropeladas, número superior ao verificado em 2021, quando 121 pessoas perderam a vida vítimas de atropelamento no Espírito Santo.

Os dados do IJSN apontam, ainda, os dias mais perigosos nas estradas que cortam o Estado. Em 2022, 21,9% dos acidentes aconteceram aos domingos e 21,5% aos sábados. Isso significa que mais de 43% das colisões e atropelamentos ocorrem aos finais de semana. O dia com menor índice percentual de ocorrências é a quarta-feira, com 9,9% dos casos.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape