ads-geral-topo
Cidades

Cachoeiro é selecionado pela FNP para projeto sobre mobilidade urbana

Usuários do transporte público serão consultados para planejamento de melhorias no serviço

Por Redação

2 mins de leitura

em 06 de jun de 2023, às 15h17

Foto: Patrícia Pim/PMCI

O município de Cachoeiro de Itapemirim foi selecionado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para receber apoio técnico do projeto AcessoCidades, uma iniciativa apoiada pela União Europeia que tem como objetivo contribuir com a qualificação de políticas públicas de mobilidade e acessibilidade urbana no país.

A escolha de Cachoeiro – junto a outras dez cidades brasileiras – se deve ao elevado grau de engajamento do município no projeto, do qual participa desde 2021, em atividades como trocas de experiências nacionais e internacionais e visitas técnicas.

Na próxima semana, uma equipe técnica da FNP estará na cidade discutindo soluções de planejamento para tornar mais equitativos e sustentáveis as ações e serviços na área de mobilidade, com ênfase no transporte público.

Um dos diferenciais da iniciativa é a inclusão da sociedade no processo. Com apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável (Semurb), uma série de atividades participativas será realizada para ouvir a população sobre o tema.

Na terça (13) e na quarta-feira (14), serão feitas pesquisas qualitativas em pontos de ônibus, visitas técnicas a locais importantes para a mobilidade na cidade, além de entrevistas com representantes da sociedade civil e outros setores.

A programação também prevê uma oficina de apresentação do diagnóstico local de acessibilidade e mobilidade com enfoque de classe, raça e gênero e a discussão de referências nacionais e internacionais para o planejamento da mobilidade urbana. Ela será realizada na quinta-feira (15), das 9h e 17h, no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários (rua João Mota, nº 11).

“Esse suporte técnico da FNP é muito bem-vindo e um reconhecimento ao empenho da gestão municipal no desenvolvimento de ações para aperfeiçoar a mobilidade em Cachoeiro, em benefício da população. Será uma contribuição muito importante para continuarmos avançando na implementação do nosso Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que é um diferencial do município, e para termos acesso a mais recursos para investimentos nessa área”, avalia o prefeito Victor Coelho.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape