Um dos pontos altos da Festa de Cachoeiro, a Confraternização dos Amigos da Praça Vermelha volta a acontecer este ano, no dia 30 de junho, a partir das 19h. A última edição aconteceu em 2019, antes da pandemia, e, com isso, esta 34ª edição tem sido muito aguardada.
“Eu estava morrendo de saudade da festa e das pessoas. Ser homenageada pela Praça é uma imensa honra, principalmente nesse pós-pandemia, quando ficou tão evidente a importância de celebrar os amigos e afetos”, diz Penha Garcia, que mora em Vitória e este ano receberá dos amigos o título de Cachoeirense Ausente Número Nº 1 da Praça Vermelha.
Também serão homenageados na confraternização o médico Fernando Netto, que receberá o título de Cachoeirense Presente nº 1 da Praça Vermelha, e o servidor público Valdir Franco, que receberá a Comenda Sebastião Magalhães, o Aúa. “Esta festa é onde os irmãos cachoeirenses ausentes e presentes têm a oportunidade de se reencontrarem e brindarem a sua amizade. Estava fazendo muita falta!, diz Valdir.
Espaço democrático
A festa aconteceu pela primeira vez em 1986. A intenção era reunir, durante as comemorações oficiais da cidade, os amigos ausentes e presentes que frequentavam o famoso bar CDM e o não menos célebre Dok’s Bar, ambos na entrada da Ponte de Ferro.
Inicialmente, o lugar era ponto de encontro de jornalistas, políticos, ferroviários e estudantes ligados a partidos de esquerda, e daí surgiu o nome Praça Vermelha. Mas muitos integralistas, que compunham a direita da época, também passaram a frequentar o local, que acabou reconhecido como um espaço democrático, de livre expressão e muito embate de ideias, sempre com alegria e respeito.
“Ali nasceram muitas amizades ao longo dos anos, e é justamente esse sentimento que celebramos até hoje. Tenho certeza de que foi isso que transformou a Festa da Praça em um dos eventos populares mais queridos e reconhecidos de Cachoeiro”, conclui Fernando Netto.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.