Cachoeiro sedia 1º seminário regional de prevenção à violência
O evento é fruto do trabalho da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional Sul de Saúde

O município de Cachoeiro de Itapemirim receberá, nesta quinta-feira (22), o I Seminário Regional Sul de Prevenção e Enfrentamento à Violência (I Sepev Sul). O evento é voltado, principalmente, a servidores e representantes de instituições que atuam nas áreas de segurança, educação, saúde e direitos humanos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO seminário é fruto do trabalho da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional Sul de Saúde, e será realizado no auditório do Centro Universitário São Camilo, um dos apoiadores do evento. São esperadas cerca de 300 pessoas e a programação começará às 8h, estendendo-se até as 16h.
Os públicos-alvo são: secretários e servidores municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e, também, de Conselhos Tutelares; técnicos municipais da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária à Saúde (APS); integrantes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); núcleos e serviços de referência de atendimento às mulheres em situação de violência; ativistas de Direitos Humanos, membros de Conselhos da Mulher, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacias Especializadas e demais dispositivos que atuam no enfrentamento à violência.
“O objetivo do seminário é discutir o fortalecimento das políticas públicas, a defesa da garantia dos direitos e o enfrentamento às violências no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas organizações parceiras, além de propiciar o fortalecimento de ações interinstitucionais, por meio da articulação e do trabalho intersetorial, para a melhor apuração de dados que auxiliem na compreensão e no direcionamento de atuações mais efetivas sobre a temática”, explica o superintendente da Regional Sul de Saúde, Márcio Clayton da Silva.
Programação
Na abertura, pela manhã, além de apresentações culturais, haverá a conferência “Intersetorialidade com a Atenção Primária na Prevenção à Violência e promoção da saúde e paz”, com a especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Cheila Marina de Lima.
Na sequência, ocorrerá a mesa-redonda “Violência na Escola”, com a referência técnica estadual em Vigilância de Violências e Acidentes da Sesa, Edleusa Cupertino, e a referência regional Sul em Violência Interpessoal/Autoprovocada e coordenadora do I Sepev Sul, Thaís Damasceno, que tratarão do tema “O Protagonismo da Saúde”. Logo depois, a mestre em Educação e especialista em Gestão Escolar Eliana Bravim abordará o assunto “Boas práticas na escola para a prevenção da violência”.
A agenda inclui, ainda, palestras com a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Jacqueline Moraes; a doutora e mestra em Saúde Coletiva e especialista em Avaliação em Saúde e Atenção Primária à Saúde, Marcelle Leal; a psicóloga e referência da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (APOIE) em Cachoeiro, Lilia Souza; o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID) em Cachoeiro, Lucas Lobato; a doutora em Epidemiologia, líder e fundadora do Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes (Lavisa), Franciele Leite; e a psicóloga e especialista em Terapia Comportamental, Flávia Ávila.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726