Câmara de Cachoeiro realiza Sessão Solene dia 27 de junho
Na oportunidade, serão entregues os títulos de Cachoeirense Presente Nº 1 e Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2023

A Sessão Solene da Festa de Cachoeiro, realizada pela Câmara Municipal, será no próximo dia 27 de junho, a partir das 19h30, no auditório do Sesc Cachoeiro, localizado no bairro Aeroporto.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO local é o mesmo do ano passado e foi escolhido devido à excelente infraestrutura que oferece. “A Sessão Solene de 2022 foi realizada no Sesc e tivemos uma ótima experiência. Trata-se de um local amplo, confortável, de fácil acesso e com estacionamento, preparado para receber um evento desse porte”, ressalta o presidente da Câmara, Brás Zagotto (Podemos).
Além de comemorar o Dia de Cachoeiro a sessão também é um espaço para homenagens. Durante a cerimônia serão entregues os títulos de Cachoeirense Presente Nº 1 de 2023 e Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2023 à irmã Otília e ao militar Aloísio Secchin Santos, respectivamente.
É também durante a Sessão Solene que serão entregues os títulos de Cidadãos Cachoeirenses, destinados a pessoas que nasceram em outras cidades, mas que vivem em Cachoeiro há algum tempo. Cada vereador tem direito a entregar um título. “Serão entregues ainda as comendas José Basílio de Souza, Camilo Cola, Hélio Carlos Manhães e a medalha Alcinor Fraga. Serão homenageadas cerca de 100 pessoas, que se destacam e prestaram relevantes serviços em nossa cidade”, explica Brás.
Transmissão ao vivo
Assim como aconteceu em 2022, este ano a Sessão Solene da Festa de Cachoeiro também será transmitida ao vivo por um canal de televisão aberto. A solenidade poderá ser acompanhada por toda a população através do Youtube da Câmara e pela TV SIM Cachoeiro, canal 16.1.
Dia de Cachoeiro
A ideia de Newton Braga para o Dia de Cachoeiro começou a ser difundida a partir de 1936, no Correio do Sul, jornal da família Braga. A proposta era realizar uma confraternização de todos os cachoeirenses, reunindo aqueles que já não moravam mais na cidade. A festa deveria acontecer em 29 de junho, Dia de São Pedro, padroeiro do município, por ser uma data mais próxima das férias de julho e por coincidir com um período de clima mais ameno.
A proposta foi ganhando adeptos e, em 1938, já estava decidido que aconteceria no ano seguinte. Inicialmente, a comemoração do Dia de Cachoeiro não era organizada diretamente pelo poder público, apesar de o então prefeito, Fernando de Abreu, ter atuado na comissão de organização. A festa de 1939 foi um sucesso e a tradição pegou. O título de Cachoeirense Ausente Nº 1, cuja criação também é atribuída a Newton, surgiu em 1942 – o conceito básico era nomear alguém como representante de todos os ausentes.

Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726