ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Casos de pneumonia podem aumentar em idosos e crianças no inverno

O alerta é da pneumologista do Santa Casa Especialisdades, Jaqueline Luns

Por Redação

2 mins de leitura

em 01 de jun de 2023, às 12h51

Foto: Reprodução

É no período de outono e inverno, quando as temperaturas estão mais frias, que podem aumentar significativamente os casos de pneumonia, principalmente em idosos e crianças.
A pneumologista do Santa Casa Especialidades, Jaqueline Lunz, explica que por causa da baixa imunidade esse público pode ser o principal alvo da doença, que é causada por vírus, fungos ou bactérias.
Ela faz um alerta para que a população tome alguns cuidados para evitar contrair a pneumonia, que pode ser tratada de forma ambulatorial, mas que em alguns casos mais graves o tratamento precisa ser feito em uma UTI.
Entre as recomendações estão bons hábitos de vida, como alimentação saudável, já que pessoas desnutridas tem imunidade baixa; não fumar porque o cigarro reduz os mecanismos de defesa do organismo, e a prática de atividade física, que é uma forma de reduzir a chance de ter a doença.
A especialista lembra que com as baixas temperaturas é comum aparecem muitos casos de gripe ou resfriados e que esses sintomas podem ser confundidos com os da pneumonia.
Os sintomas mais comuns são tosse seca, febre, dor de cabeça, dor no peito, desânimo, perda de apetite e em casos mais graves a falta de ar.
“Em crianças e idosos pode ter também alteração de consciência como sonolência e agitação”, explicou.
Outra forma de se evitar a pneumonia é estar com o calendário de vacinação em dia. Além das que combatem o vírus da Influenza ou Covid, existem outras que impedem a ação de bactérias.
“É importante que as pessoas façam o acompanhamento médico e que ele oriente qual é a mais indicada para cada paciente”, orientou.
Saiba mais:
A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica.
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.
A pneumonia pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, na época do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
Essas mudanças comprometem o funcionamento dos pelos do nariz responsáveis pela filtragem do ar aspirado, o que acarreta uma maior exposição aos micro-organismos causadores da doença.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape