ads-geral-topo
Entretenimento

Circuito Corpo-Rio chega em Cachoeiro com oficina e exposição gratuita

Esta é a terceira parada da mostra itinerante, depois de temporadas nas cidades de Alegre e Jerônimo Monteiro.

Por Redação

3 mins de leitura

em 27 de jun de 2023, às 12h03

Foto: Divulgação/ Esther Loris

A partir deste sábado (1), o município de Cachoeiro é palco para a mostra itinerante Circuito Corpo-Rio. Exposição, palestra, exibição audiovisual, debate e oficina fazem parte da programação gratuita que acontece no Centro da cidade. O projeto propõe uma experiência estética que dialoga a dança e a natureza, sendo um desdobramento da websérie Corpo-Rio, produzida em 2021 pelo grupo “Atuação”.

Esta é a terceira parada da mostra itinerante, depois de temporadas nas cidades de Alegre e Jerônimo Monteiro. O diretor e realizador da websérie Corpo-Rio, Weber Cooper, assim como o grupo Atuação, são originais de Cachoeiro. “É importante voltar para Cachoeiro pois é onde o projeto nasceu. É daqui que olho para o rio Itapemirim atravessando a cidade e isso é o que me inspira a propor este projeto”.

A mostra começa a programação a partir das 9h deste sábado (1) com a oficina de Ecoperformance “Dançando como Rio Itapemirim”, no Centro Operário, no centro de Cachoeiro. A oficina, ministrada pelo professor Weber Cooper, propõe, juntamente com os participantes, elaborar uma resposta para a pergunta “Como podemos dançar com o Rio Itapemirim? ”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Circuito Corpo-Rio.

Exposição, palestra e exibição

No dia 1 de julho, na Casa dos Braga, acontecerá a palestra “Do Rio ao Mar: Imersão Corpo Ambiente e Imersão como Pesquisa” com a professora, performer e coreógrafa Ciane Fernandes (BA). “A participação de Ciane com sua palestra-performance facilitará o acesso a uma experiência que com certeza irá nos sensibilizar sobre nossa relação com a natureza”.

A programação continua na Casa dos Braga, no Centro da cidade, até o dia 13 de julho, com a abertura da Exposição Corpo-Rio, onde o público poderá ver fotos, ilustrações, adereços e projeções da Websérie. A exposição tem entrada gratuita.

O dia termina com a exibição seguida de debate da websérie Corpo-Rio. 

Circuito Corpo-Rio é uma realização do Atuação e conta com apoio do Funcultura – através de recurso recebido – e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo. O projeto foi aprovado no Edital 017/2021 – Setorial de Artes Visuais da Secult/ES.

Serviço

Cachoeiro de Itapemirim

1 de julho

Centro Operário (R. 25 de Março, 189 – Centro)

9h às 13h: Oficina de EcoPerformance – “Dançando com o rio Itapemirim” com Weber Cooper (ES)

Casa dos Braga (R. 25 de Março, 166 – Centro)

15h: Palestra-Performance: “Do Rio ao Mar: Imersão Corpo Ambiente e Imersão como Pesquisa” com Ciane Fernandes (BA)

17h: Exibição com debate da Websérie Corpo-Rio.

19h: Vernissage

De 1 a 13 de julho

Casa dos Braga (R. 25 de Março, 166 – Centro)

12h ás 18h: Exposição e mediação

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape