ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Dentista tira dúvidas sobre saúde bucal na Caminhada Orientada

Participantes puderam conversar sobre diversos temas do dia a dia e conhecer dicas práticas para melhor a saúde da boca e do corpo como um todo.

Por Redação

3 mins de leitura

em 26 de jun de 2023, às 14h39

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na última semana, participantes da Caminhada Orientada, promovida pela Unimed Sul Capixaba, contaram com um momento muito especial: o cirurgião-dentista bucomaxilofacial Valério Resende esteve presente e realizou um bate-papo sobre saúde bucal, abordando diversos assuntos pertinentes aos participantes e abrindo um canal para tirar dúvidas.

“O foco principal foi desmistificar conceitos equivocados, passar informações práticas para o dia a dia e destacar os benefícios de cuidar da saúde bucal a curto, médio e longo prazo”, conta o especialista.

Durante o momento em que esteve no local, ele sugeriu que o público compartilhasse suas inquietações sobre os temas levantados e sanou diversas dúvidas sobre temas como mastigação, prótese, reabilitação oral e até tratamentos especiais para pacientes oncológicos.

Valério ressaltou que, culturalmente, muitos idosos no Brasil chegam à terceira idade com problemas bucais, como a ausência de dentes e próteses mal adaptadas, além da falta de acompanhamento regular. Portanto, as dúvidas apresentadas pelos participantes também foram voltadas para ações práticas e dicas de como é possível melhorar a saúde bucal em qualquer idade.

“A higiene bucal é parte integrante da higiene pessoal e deve receber a devida atenção. Por isso, é importante que as pessoas dediquem um tempo extra na frente do espelho diariamente para examinar a boca, verificando a língua, bochechas e lábios, além de dentes e gengivas. Desta forma, é possível identificar problemas em evolução e acompanhar possíveis anormalidades”, aconselha.

Além disso, o dentista alertou para os sinais de alerta que indicam a presença de doenças bucais. Desde a dor no dente e o sangramento gengival até dificuldades na fala, dificuldade de mastigação, rouquidão e alterações anatômicas também são indícios de possíveis problemas que exigem atenção odontológica.

Para finalizar, Valério frisou a importância das visitas regulares ao dentista: “A frequência dessas consultas pode variar de acordo com a situação de cada pessoa, sendo recomendado um intervalo de três a seis meses para avaliações criteriosas. No entanto, para aqueles que possuem uma boa saúde oral, uma visita anual para realizar uma limpeza pode ser suficiente, mas só o dentista do paciente pode fazer esta avaliação”, informa.

A Caminhada Orientada é uma iniciativa da Unimed Sul Capixaba que oferece orientações e acompanhamento profissional para a prática de atividades físicas, visando melhorar a qualidade de vida dos participantes. Ele é ofertado a toda a sociedade, não somente clientes da operadora, e acontece de segunda a quinta-feira, das 6h às 8h da manhã, na avenida Beira-Rio, em Cachoeiro de Itapemirim, em frente ao Teatro Rubem Braga. Os participantes são divididos em turmas que partem para a caminhada a cada 15 minutos, realizando alongamento prévio. A inscrição e a participação são gratuitas.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape