Suspenso nos últimos três anos por força das restrições da pandemia, o tradicional desfile cívico escolar da Festa de Cachoeiro está de volta. O evento, na próxima quinta-feira (29), contará com a participação de cerca de 590 alunos da rede municipal de ensino, que estão se preparando para encantar o público com uma apresentação com o tema “Se criança governasse o mundo”.
A atividade tem início programado para as 8h, na rua 25 de Março, que terá trecho interditado para realização do evento. A concentração dos estudantes, bandas e demais instituições participantes será em frente ao prédio do INSS, seguindo em direção à Praça Jerônimo Monteiro, até a área de estacionamento em frente à agência do Banco do Brasil.
O tema a ser apresentado pelos alunos é baseado no livro de Marcelo Xavier, que imagina o mundo pela ótica da inocência da criança, em que a resolução de problemas é uma brincadeira e a vida é mais alegre, tranquila e leve.
A temática tem sido trabalhada em sala de aula com os alunos, que cursam do maternal I ao 9º ano do ensino fundamental, em seis escolas: Zilma Coelho Pinto, Dr. Pedro Nolasco Teixeira Rezende, Mª das Graças Felippe, Eliseu Lofêgo, Mª das Dores Pinheiro Amaral e Profº Pedro Estellita Herkenhoff.
Daniela Passoni Altoé, gestora da escola Eliseu Lofêgo, salienta a alegria de poder participar do retorno desse evento marcante na história de Cachoeiro.
“Estamos imensamente felizes por essa volta, após o período pandêmico. A escola espera que esse evento histórico, tão importante para o nosso município, seja muito emocionante para todos. A nossa unidade de ensino tem se preparado com muito afinco para esse dia, com expectativa de mostrar algumas práticas pedagógicas voltadas à aprendizagem por encantamento, que o tema permite”, expressa.
“Temos a certeza de que será imensa a alegria de todas as famílias ao participarem deste desfile escolar, de poderem ver seus filhos e curtirem juntos este momento marcante. Nossa escola envolveu o tema do desfile escolar na proposta pedagógica, fazendo uma releitura do livro “Se criança governasse o mundo”, de forma lúdica e prazerosa e com foco num trabalho voltado para a cultura da paz, do amor e da solidariedade”, complementa a gestora da Pedro Nolasco Kelly Prucolli de Amorim.
A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, destaca que o desfile escolar é uma tradição que fortalece os sentimentos de orgulho e pertencimento dos cachoeirenses. “Nossos alunos, professores, comunidade escolar e toda gestão municipal estão se preparando para uma bela homenagem à nossa cidade. Por isso, convidamos a todos para unirmos nossas forças para celebrar este dia tão especial para Cachoeiro”, convoca.
Além das escolas municipais, também participarão do desfile instituições como: banda sinfônica Jovem Sul; Banda 26 de Julho; Apae; Tiro de Guerra; Banda Marcial “Samuel Malheiros”, da escola estadual Domingos Ubaldo; Escoteiros; Polícia Ambiental; Banda Marcial Avidez Fraga; Banda Lira de Ouro; escolas Profª Inah Werneck, CEI Attila de Almeida Miranda e Liceu Muniz Freire; e grupos da sociedade civil.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.