ads-geral-topo
Cidades

Em sua 3ª edição, RuralturES promove espaços de experiência

Além dos stands de produtos da agroindústria capixaba, a RuralturES terá espaços específicos para promover os cafés de qualidade e as cervejas artesanais capixabas

Por Redação

em 07 de jun de 2023, às 17h04

5 mins de leitura

Foto: Divulgação

Mais de 140 empreendedores capixabas vão expor seus produtos na 3ª edição da RuralturES – Feira Estadual de Turismo Rural, que começa no dia 15 de junho e vai até o dia 18, no Polentão, em Venda Nova do Imigrante. O desafio, mais uma vez é, divulgar os produtos, além de promover experiências aos visitantes.

O evento é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e correalização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e está com diversos espaços que dão visibilidade ao Turismo de Experiência.

“A RuralturES é uma feira que representa a força do agroturismo capixaba e, mais uma vez, tem o Turismo de Experiência como ponto-chave. O evento conta com a participação de pequenos negócios rurais que estão trabalhando fortemente a construção de novas experiências turísticas e terão a oportunidade de expor suas diferentes manifestações culturais e diversidades de produtos”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Mariana Zandonadi é proprietária da Dona Martha Delícias, empresa que leva o nome da avó da empreendedora, e está entre os expositores da feira. Ela entende que o espaço é uma oportunidade de envolver o público com a história da empresa e converter essa interação em vendas.

“A Ruraltures é importante pela visibilidade, já que no evento passam pessoas de diversas cidades e que têm a oportunidade de provar os nossos produtos. É na feira que a gente consegue contar a história da marca, mostrar que Dona Martha não é um personagem, é uma pessoa real e que os produtos existem desde quando ela nos ensinou a fazer. É muito importante contarmos a história de uma mulher tão empoderada para a época, que fazia questão de aprender e ensinar”, relembra.

Além dos stands de produtos da agroindústria capixaba, a RuralturES terá espaços específicos para promover os cafés de qualidade e as cervejas artesanais capixabas. Quem também ganhou espaço no evento foi a Indicação Geográfica Socol de Venda Nova do Imigrante, que vai fazer uma apresentação no espaço Prosa de Negócios com direito a degustação e compartilhamento da história dessa tradicional iguaria.

O grande destaque desta edição é o Casario Italiano. O espaço vai reproduzir a casa dos imigrantes italianos, permitindo uma experiência imersiva na cultura e na tradição das famílias italianas que vieram para o Espírito Santo no século XIX, trabalhar nas lavouras de café.

“O Casario promete uma experiencia diferenciada, com visitas guiadas em uma parte da história da imigração italiana. Nos demais espaços também será possível conhecer as histórias dos produtos, e serão promovidos momentos de experimentação, degustação e oficinas”, conta Pedro Rigo.

A programação completa da Feira está disponível em: https://ruraltures.com.br/. A RuralturES é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Sebrae/ES, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.

Conheça os espaços na RuralturES!

Experiência Café: No espaço do Café, será possível conhecer todo o processo, do plantio até a degustação do café de qualidade. Serão cerca de oito produtores expondo seus produtos e demonstrando as etapas da cafeicultura capixaba, impulsionada pelos imigrantes italianos ainda no século XIX.

Experiência Cerveja: Outra bebida que conquistou o paladar dos capixabas é a cerveja artesanal que marca presença nesta edição, com oito empreendimentos do segmento expondo seus produtos. No stand será possível consumir e conhecer o processo produtivo.

Experiência Flores: Para quem gosta de arranjos florais, o espaço vai promover oficinas e ensinar os visitantes a elaborarem os adornos de maneira profissional, com as combinações adequadas. Os produtos podem ser utilizados na decoração ou para presentear alguém.

Experiência Artesanato: O artesanato capixaba vai ser representado por 18 expositores que vão levar produtos de diversos municípios do Espírito Santo para a RuralturES, com oportunidade para comercialização e divulgação da cultura local.

Espaço Prosa de Negócios: Cultura, gastronomia, agroturismo, artesanato e muito mais estarão reunidos nesse espaço. Serão realizadas apresentações de aproximadamente 45 minutos para promoção desses produtos no conceito do Turismo de Experiência.

Experiência Casario Italiano: O Casario Italiano, destaque desta edição, vai promover uma experiência sobre a vida dos imigrantes italianos. Para conhecer o espaço é necessário fazer um pré-agendamento e para a visita guiada será cobrado ingresso. Confira valores em: https://ruraltures.com.br/.

Stand Sebrae/ES: No stand do Sebrae/ES, empreendedores que desejam construir experiências turísticas para os seus clientes podem buscar por dicas, soluções e atendimento com os analistas da unidade de Venda Nova que estarão disponíveis durante todo o evento.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape