ads-geral-topo
Política

Ex-ministro de FHC abre sessão sobre meio ambiente na Assembleia do ES

José Carlos Carvalho, que é capixaba de Jerônimo Monteiro, é o convidado do deputado Gandini

Por Redação

3 mins de leitura

em 05 de jun de 2023, às 17h55

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Nesta terça-feira (6) será um dia especial na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. É que a Comissão de Meio Ambiente da Casa, que é presidida pelo deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania), vai receber, às 10h30, no auditório Augusto Ruschi, um convidado especial: o ex-ministro da gestão Fernando Henrique Cardoso (FHC) José Carlos Carvalho.

Considerado um dos pioneiros da gestão ambiental do Brasil, Carvalho vai falar sobre o tema: “Meio Ambiente na Perspectiva da Nova Economia”. Ele abre os trabalhos da comissão e vem numa data especial, quando é comemorada a Semana do Meio Ambiente.

“Ele (Carvalho) terá a oportunidade de fazer uma reflexão sobre os principais problemas que afetam o meio ambiente, tais como: descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva, desmatamento, desperdício de água, etc. Mas, sobretudo, falará sobre os efeitos das mudanças climáticas e sobre um tema importante para nós capixabas: a necessidade de uma legislação de qualidade do ar, algo em que estamos trabalhando”, destacou o presidente da Comissão de Meio Ambiente e anfitrião, Fabrício Gandini.

Capixaba de Jerônimo Monteiro, Carvalho é um dos nomes que marcaram a gestão ambiental em Minas Gerais e no Brasil. Ele foi um dos idealizadores e fundadores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e contribuiu com a criação da primeira Lei Florestal Estadual do País.

Também liderou a regulamentação da Lei de Crimes Ambientais, bem como a criação e implantação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Coube a Carvalho a criação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), do Instituto Mineiro da Gestão das Águas (Igam), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da transformação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro em autarquia federal.

O ex-ministro também foi chefe da delegação brasileira na Rio+20, e na Rio+10, realizada em Joanesburgo, em 2002, e presidiu o Fórum de Ministros de Meio Ambiente da América Latina e Caribe, além de ativa participação nas conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas e Conservação da Diversidade Biológica, no Comitê de Florestas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e nas reuniões anuais da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (Itto).

Em maio de 2019, com outros ex-ministros do Meio Ambiente, ele assinou um manifesto contra as políticas adotadas pelo então ministro da pasta ambiental, Ricardo Salles, na gestão de Jair Bolsonaro. O manifesto criticou o que classificou como “política sistemática, constante e deliberada de desconstrução e destruição das políticas meio ambientais”.

De acordo com Gandini, Carvalho é reconhecido por sua atuação na área de meio ambiente e a sua vinda irá contribuir com os temas atuais envolvendo o meio ambiente. A palestra será transmitida pelo canal da Assembleia no Youtube.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape