Na noite desta terça-feira (6), o Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí, foi palco de mais uma edição da Mostra de Vídeos Curtas Ambiental. Numa realização da Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), a 11ª edição do evento contou com a participação de alunos e educadores de sete escolas.
O secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins, complementou dados apresentados em um vídeo de abertura e agradeceu a todos que colaboraram, direta e indiretamente, para o sucesso do evento, citando diretores, professores, alunos e um corpo de jurados altamente técnico. “Não há outro caminho de transformação social que não passe pela educação”, enfatizou.
Em seguida, a representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Patrícia Fernandes Barbosa, parabenizou Guaçuí por promover um evento de extrema relevância, “altamente técnico e organizado”. Ela realizou a entrega de sete certificados de curtas-metragens de escolas do município que foram selecionados pelo Projeto Circuito Tela Verde, do Ministério.
Já o prefeito Marcos Jauhar deu as boas-vindas aos presentes. Ele parabenizou aos envolvidos, principalmente, ao secretário Roberto Martins e toda sua equipe, reafirmando o compromisso do município com a educação ambiental.
Na exibição dos vídeos, foram apresentados os curtas-metragens idealizados e produzidos pelos alunos das escolas, que foram avaliados pelo júri técnico. Além do jurado, estavam presentes diversas autoridades de Guaçuí e ainda de várias partes do Estado do Espírito Santo que atuam em defesa do Meio Ambiente.
Ao final da Mostra de Videos, foram anunciados os vencedores da noite. O troféu de Melhor Roteiro ficou com a Escola Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis, com o curta “Despertar”. A Melhor Fotografia foi para o curta “Um novo começo”, da Escola Municipal Elvira Bruzzi. Melhor Edição ficou para o curta-metragem “Sopro de consciência”, da Escola Municipal Isaura Marques da Silva. Enquanto o prêmio pelo Alinhamento ao tema proposto, foi para Escola José Antônio de Carvalho, com o curta “A colheita da Esperança”.
Já o Troféu Especial do Júri ficou com o curta-metragem “Vai um cafezinho aí?”, da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira. E o troféu do Júri Técnico foi para o curta “Herdeiros do Futuro”, da Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro. As escolas municipais de Piúma Céu Azul e Manoel dos Santos Pedroza receberam, cada uma, o troféu de Escola Convida, com o curta-metragem “O alto das marés”.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.