Uma caminhada para alertar sobre a importância da guarda responsável de animais domésticos será realizada nesta sexta-feira (16), em Vitória.
Os Centros de Educação Ambiental (CEA) Mata da Praia e Pedra da Cebola preparam o projeto de ação junto aos estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Maria Gorettti Coutinho Cosme, que fica no bairro Cruzamento. Os dois CEAs fazem parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam).
A caminhada está marcada para ocorrer a partir das 8h30, saindo da escola e seguindo até a feira livre do bairro Jucutuquara. No trajeto, os estudantes levarão cartazes sobre a temática, destacando os cuidados com os animais, o recolhimento dos dejetos e a importância do uso de coleira durante o passeio com cães em espaços públicos. Na feira, os estudantes também farão abordagens para orientação a moradores e frequentadores.
Guarda Responsável
O projeto Guarda Responsável de Animais Domésticos teve início nessa escola no mês de março passado, e foi desenvolvido com os estudantes dos grupos 3 e 4, com as seguintes atividades: roda de conversa, com apresentação com slides sobre o assunto; caixa de conhecimentos; caminhada e abordagens aos tutores do parque municipal Padre Alfonso Pastore, na Mata da Praia; e roda de conversa com a veterinária da Semmam, Ana Ramos.
Além deste projeto, também foram desenvolvidos com os estudantes outras ações, a partir das demandas levantadas e apresentadas aos professores da escola em fevereiro passado, como os projetos Vitória Cidade Limpa, com ênfase na coleta seletiva; “Mata Atlântica”, revendo a importância do bioma e seus ecossistemas associados, bem como sua biodiversidade; e Horta Escola e Jardim.
No início do ano, as equipes dos Centros de Educação Ambiental realizaram visitas ao Parque Municipal Barão de Monjardim e ao Museu Solar de Monjardim para identificação dos espaços físicos e as possibilidades para a realização de atividades de educação ambiental, visto que a escola em seu projeto principal tinha a intenção de trabalhar o território onde está inserida.
Assim, a equipe fez o levantamento histórico do bairro, dos problemas existentes, e detectou a necessidade de trabalhar as questões dos resíduos e animais domésticos, além da história do bairro Jucutuquara, que, durante o período colonial, era denominada de Fazenda Jucutuquara, onde se plantava algodão e cana-de-açúcar. O local pertencia ao Barão de Monjardim.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.