Idoso de 71 anos é resgatado de situação análoga à escravidão em Presidente Kennedy
Além de trabalhar sem remuneração e sem alimentação adequada, o idoso ainda teve as documentações tomadas pelos proprietários do sítio, que recebiam o benefício da vítima, mas não repassavam o dinheiro.
Por Rafaela Thompson
Um idoso de 71 anos, que era mantido em condição análoga à escravidão, em uma propriedade rural localizada em Pedra Branca, zona rural de Presidente Kennedy, foi resgatado por policiais civis na última quarta-feira (31).
De acordo com a Polícia Civil, os investigadores chegaram até a vítima após uma denúncia anônima por meio do 181. Além de trabalhar sem remuneração e sem alimentação adequada, o idoso ainda teve as documentações tomadas pelos proprietários do sítio, que recebiam o benefício da vítima, mas não repassavam o dinheiro.
Quando os policiais chegaram à casa onde a vítima residia, com estrutura precária, encontraram o homem com uma lesão no tornozelo. Ele estava com dificuldade de locomoção há cerca de 15 dias e em nenhum momento foi levado a uma unidade de saúde. O idoso chegou a pedir para ir ao médico, mas não foi atendido pelos “patrões”, que são pai e filho.
O idoso foi levado para a Delegacia de Presidente Kennedy para prestar depoimento.
À polícia, ele contou que estava naquela situação há 15 anos e que recebia muito pouco de seu benefício, apenas para sobrevivência.
Um dos suspeitos foi ouvido pela Polícia Civil e disse que a vítima não trabalhava para ele, apenas morava na casa porque havia sido abandonado pela família. Em relação ao benefício da vítima, o homem confirmou que estava com os documentos e que recebia o dinheiro porque foi ele quem fez a solicitação do benefício para o idoso, mas que a vítima não tinha controle das finanças, por isso, ficava com o dinheiro.
Como se apresentou após o resgate e estava fora do flagrante, o suspeito acabou liberado. No entanto, o caso foi entregue à Polícia Federal, que agora passa a investigar o crime de redução à condição análoga à de escravo.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.