ads-geral-topo
Cidades

INSS vai voltar a realizar requerimentos de benefícios no Cras de Guaçuí

Foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o instituto e o município para atendimento da população até a reinstalação da agência local

Por Redação

3 mins de leitura

em 30 de jun de 2023, às 13h29

Foto Ass. Com. Iúna

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai voltar a realizar requerimentos de benefícios e serviços no município de Guaçuí. Isso será feito por meio de um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura que foi assinado na quarta-feira (28). A agência situada no município precisou ser fechada, devido ao término do contrato de locação do imóvel onde funcionava a unidade e o órgão está procurando um novo local para reinstalá-la.

Diante disso, enquanto um novo imóvel é procurado, os serviços serão oferecidos no Cras de Guaçuí, conforme o acordo assinado pelo INSS e o município, onde foi definido um plano de trabalho para isso. A ideia é suprir, pelo menos, as necessidades primordiais da população de Guaçuí que está necessitando dos serviços do instituto e precisando se deslocar até a agência existente no município vizinho de Alegre.

A agência de Guaçuí foi fechada no dia 25 de abril, ou seja, há quase dois meses. O INSS já autorizou a abertura do processo de licitação para a locação de um novo imóvel no município, onde a agência apresentava uma média de atendimento de 50 pessoas por dia, conforme informações.

INSS vai voltar a fazer protocolos de benefícios

Conforme o representante da Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS, Geovani Batista Spiecker, que participou da assinatura do acordo de cooperação técnica, um servidor do instituto será deslocado para Guaçuí para prestar serviços mais específicos. Ele também dará orientação e apoio aos servidores da Prefeitura que irão atuar no atendimento à população na unidade que vai funcionar no Cras.

Com isso, o INSS vai voltar a atender as pessoas, em Guaçuí, que poderão protocolar os requerimentos de benefícios e serviços no Cras. E, durante o período do acordo, ainda estão previstas outras evoluções, como por exemplo, a disponibilização de uma sala para a realização da avaliação social remota.

Geovani Spiecker ressalta que a medida é emergencial, mas é importante para conseguir atender a população. “A medida, que contou com o empenho do município e da Gerência Executiva (do INSS) de Vitória, vai permitir atender a população neste momento em que agência está sendo reinstalada”, afirma.

Fundamental

O acordo foi assinado pelo prefeito Marcos Jauhar que lembrou de quem está se empenhando pela reinstalação da agência em Guaçuí, “em especial, o deputado federal Gilson Daniel” e à equipe do instituto. “Esse acordo de cooperação estabelecido entre nossas instituições será fundamental”, destaca.

Também estiveram presentes na assinatura do acordo, entre outros, o gerente executivo do INSS de Vitória, Wiliam Batista Marinot, e o presidente da Câmara Municipal de Guaçuí, vereador Valmir Santiago, que também vinha se empenhando na reinstalação da agência no município.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape