ads-geral-topo
Geral

Inverno antes? Entenda a diferença entre o meteorológico e astronômico

A diferença entre o inverno meteorológico e o inverno astronômico está na forma de determinar as estações, segundo o professor da UNESP

Por Redação

3 mins de leitura

em 02 de jun de 2023, às 17h42

Foto: Pixabay

No calendário diz que o inverno vai começar no dia 21 de junho. Mas, você sabia que existe um outro inverno que começa no dia 1 de junho?

O inverno que se inicia em 1 de junho é o chamado ‘inverno meteorológico’ e o inverno que começa no dia 21 é o ‘inverno astronômico’.

A diferença entre o inverno meteorológico e o inverno astronômico está na forma de determinar as estações, segundo o professor Luiz Felippe Gozzo, meteorologista e professor doutor do Departamento de Física e Meteorologia da UNESP.

Ele explica que “o inverno astronômico é baseado na posição da órbita da Terra em relação ao Sol. Temos os solstícios e os equinócios. Já o inverno meteorológico é baseado no ciclo anual de temperatura”, explica.

Em 21 de junho teremos o início astronômico do inverno no Hemisfério Sul e ao mesmo tempo da primavera no Hemisfério Norte.

Mas, quem mora no Sul do Brasil, em São Paulo, no Rio de Janeiro e na maioria das áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul costuma sentir frio antes do início astronômico do inverno, em 21 de junho. Em alguns anos, pode fazer frio antes desta data até no Acre e em Rondônia.

Atmosfera não respeita o calendário

O balanço radiativo da atmosfera é a diferença entre a energia que ela absorve e emite de volta para o espaço. Essa conta entre o que entra e o que sai de energia no planeta depende de muitos fatores atmosféricos e oceânicos.

O professor Luiz Felippe Gozzo lembra que “a atmosfera não ‘espera’ o solstício de 21 de junho para esfriar e entrar ‘oficialmente’ no inverno. A atmosfera obedece continuamente ao seu balanço radiativo”.

Longos períodos de excesso de nebulosidade sobre uma região oceânica por onde passam frente frias vindas da Antártida interferem na temperatura da água do mar e consequentemente no caminho de uma frente fria.

Fenômenos como El Niño e La Niña aumentam (El Niño) ou diminuem (La Niña) a temperatura da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial. Este esfriamento e aquecimento do oceano passa para a atmosfera e gera mais ou menos nebulosidade e chuva, o que modifica o balanço de energia.

E para surpresa de muitas pessoas, o professor Gozzo revela ainda que, “na verdade, astronomicamente, os solstícios e equinócios não são o início das estações meteorológicas, e sim o pico delas”.

Para os meteorologistas, o período de inverno começa no início de junho e vai até o fim de agosto, embora o equinócio de primavera ocorra só em 23 de setembro.

Lembrando que o inverno astronômico no Hemisfério Sul em 2023 começa às 11h58 de 21 de junho e termina às 3h50 de 23 de setembro, sempre no horário de Brasília.

Fonte: Climatempo

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape