
A Polícia Civil de Cachoeiro, por intermédio do DEIC – Departamento de Investigações Criminais de Cachoeiro, recuperou mais 25 celulares roubados/furtados no município. Segundo o delegado titular do DEIC, Rafael Amaral, as apreensões se deram nos últimos 30 dias, em diversos bairros e distritos do município. Há casos, inclusive, de aparelhos localizados em outros municípios, como Apiacá e Itapemirim, no ES, e São Fidelis e Itaperuna, no RJ.
A maior parte dos celulares é proveniente de crime de roubo a mão armada, normalmente vitimando mulheres, quando os criminosos agem portando arma de fogo e utilizando motocicletas. Somando-se todas as etapas da mencionada Operação, o DEIC de Cachoeiro já recuperou mais de 200 aparelhos celulares, os quais são devolvidos às vítimas em, no máximo, 48 horas após a recuperação.
O delegado adverte que: a vítima deve procurar o plantão da delegacia de polícia civil de posse da caixa do aparelho, que contém os números dos IMEIs (uma espécie de “chassi” do equipamento), para que então, iniciem-se os trabalhos de rastreamento.
Além disso, o titular do DEIC afirma que os números são favoráveis, já que, dos registros em que a vítima possui o número de IMEI, a média de recuperação ultrapassa os 65%.
E o mais importante, em muitos dos casos de recuperação do celular subtraído, os investigadores conseguem chegar à autoria do crime de roubo.
As pessoas que são flagradas portando esses aparelhos celulares respondem por crime de receptação, cuja pena pode chegar a oito anos.
“Operação Xavier”
O nome “Operação Xavier” faz referência a uma doutrina do psicógrafo brasileiro Chico Xavier. A citação parte do seguinte princípio: “O mundo não é dos espertos. É das pessoas honestas e verdadeiras. A esperteza um dia é descoberta e vira vergonha”
Sucesso
Uma das consequências do considerado sucesso nas ações do DEIC vem sendo percebido na redução de crimes patrimoniais ocorridos em Cachoeiro. No período de 01/01/2022 a 31/05/2022, foi registrado 328 roubos a pessoas em via pública e 34 furtos a pessoas em via pública. Já no mesmo período em 2023, houve uma diminuição para 232 roubos a pessoas e 28 furtos a pessoas em via pública. Esses números representam uma redução de 29% nos roubos e 18% nos furtos.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui