ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

OMS reconhece eficácia da hipnoterapia no tratamento de dor crônica

Técnica é considerada como um dos maiores avanços da saúde mental e é utilizada até em procedimentos cirúrgicos

Por Redação

2 mins de leitura

em 14 de jun de 2023, às 12h28

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A hipnoterapia é uma técnica que tem ganhado cada vez mais espaço como forma de tratamento complementar que pode ser usado para tratar ansiedade, fobias, distúrbios do sono, incluindo a dor crônica. A eficácia da hipnose clínica é reconhecida no Brasil, entrando inclusive no rol de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), decretou que a hipnose moderna é um dos maiores avanços em terapêutica; e a Associação Médica Britânica reconhece como escolha de tratamento de distúrbios psicossomáticos, como a dor crônica. André Felix, médico especialista em dor, aponta que a prática pode ser uma aliada no alívio de dores crônicas.

“As técnicas de hipnoterapia funcionam de forma única para cada pessoa, e podem ajudar a acessar e modificar padrões de pensamento e comportamentos, como os negativos. Não se trata de uma solução mágica e imediata para todos os problemas, mas sim uma abordagem terapêutica que requer comprometimento e colaboração do paciente para alcançar resultados’, adianta André Felix.

O médico explica que a técnica ajuda a alcançar um estado de relaxamento profundo, permitindo a conexão com o subconsciente, sendo possível trabalhar as emoções que contribuem para o surgimento dessas condições, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. De acordo com matéria publicada pela BBC, há testes e estudos nos Estados Unidos, Bélgica e França que demonstraram que o uso de hipnoterapia ajudou a reduzir a dose de anestésicos durante intervenções cirúrgicas.

André reforça a importância da personalização do tratamento para atender às necessidades individuais de cada paciente. “A hipnose clínica deve ser aliada com tratamento especializado em dor, fisioterapia e nutrição, conforme a necessidade de cada paciente. O tratamento da dor crônica é multidisciplinar e a nossa mente tem importante papel para o sucesso e qualidade de vida do paciente”, destaca.

Foto: Cloves Louzada

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape